A pedido do Cruzeiro, a Federação Mineira de Futebol (FMF) alterou data, horário e local do clássico contra o Atlético, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. O duelo será realizado numa segunda-feira, dia 13 de fevereiro, às 20h, no estádio Independência. Inicialmente, a partida estava marcada para o dia 12, domingo, às 19h, no Mineirão.

Em um dia atípico para jogos, principalmente se tratando do maior clássico do estado, a Raposa voltará a jogar na segunda-feira, após 13 meses, 469 dias. A última vez que o clube estrelado disputou uma partida na segunda-feira foi no dia 1 de novembro de 2021, contra o Vila Nova-GO, em duelo válido pela 33ª rodada da Série B.

Curiosamente, o jogo também foi realizado no estádio Independência. Na ocasião, o duelo, que ocorreu debaixo de muita chuva, terminou empatado por 1 a 1, com gols de Clayton (Vila Nova) e Giovanni Piccolomo (Cruzeiro), ambos marcados no primeiro tempo após cobranças de pênaltis.

Comandados pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, a Raposa foi a campo com Fabio; Rômulo (Flavio), Léo Santos, Eduardo Brock e Felipe Augusto; Lucas Ventura, Adriano (Norberto) e Giovanni Piccolomo (Marcinho); Thiago, Bruno Jose (Marcelo Moreno) e Wellington Nem (Keké). Destes, apenas Brock permanece no elenco celeste.

Em 2021, o Cruzeiro realizou uma campanha regular e terminou a Segundona na 14ª posição, com apenas 48 pontos. Foram 10 vitórias conquistas, 18 empates e 10 derrotas. O último jogo da competição, contra o Náutico, inclusive, marcou as despedidas de Ariel Cabral, Rafael Sobis e Fábio.