Já classificado para a Copa do Mundo de 2026, Carlo Ancelotti vai anunciar nesta segunda-feira (25/8), às 15h30, a lista dos 23 convocados para os últimos dois confrontos das Eliminatórias, diante do Chile no dia 4 de setembro, no Maracanã, e contra a Bolívia, no dia 9, fora de casa. O evento acontece na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Com a classificação assegurada, a tendência é que Ancelotti promova mudanças significativas em relação aos convocados da última Data Fifa. Após assistir presencialmente diversas partidas dos times brasileiros, o treinador italiano deve convocar mais jogadores que atuam dentro do futebol nacional para observá-los de perto.

E o Cruzeiro pode ser um dos times com jogadores convocados. A equipe comandada por Leonardo Jardim tem quatro jogadores na pré-lista enviada aos clubes e à Fifa. No sistema defensivo, Kaiki e Fabrício Bruno foram lembrados por Ancelotti. Já do meio para frente, Matheus Pereira e Kaio Jorge tiveram os nomes relacionados.

A principal expectativa é por conta de Kaio Jorge. O camisa 19 da Raposa vive a melhor temporada da carreira, somando 17 bolas na rede em 29 jogos. No Campeonato Brasileiro, o atacante de 23 anos já anotou 15 gols e é o artilheiro da competição. Sem um jogador da posição em destaque, o cruzeirense pode ser lembrado e ter a primeira convocação para a seleção principal.

Do lado do Atlético, o nome mais citado nas últimas semanas era o de Lyanco, mas o jogador se recupera de uma lesão na coxa esquerda e não deve ser convocado. Apesar disso, Ancelotti esteve na Arena MRV para acompanhar a partida contra o Grêmio, no último dia 17, que terminou com derrota do Galo por 3 a 1.

Baixa confirmada

A principal mudança em relação à última convocação será a ausência de Vinicius Jr. O atacante do Real Madrid está suspenso do jogo contra o Chile e foi deixado fora da pré-lista. Apesar de poder atuar contra a Bolívia, o jogador será poupado por Ancelotti. Por outro lado, dois jogadores da equipe estão na relação inicial: o zagueiro Éder Militão e o atacante Rodrygo.

Neymar de volta?

Outro questionamento é a possibilidade de Neymar voltar à seleção brasileira. O nome do camisa 10 santista está na pré-lista feita por Carlo Ancelotti, mas o craque deve ficar de fora da relação final. Isso porque o meia-atacante está tratando um edema na coxa esquerda. O fato já foi comunicado pelo Santos à CBF.

Neymar não atua pela seleção brasileira há quase dois anos. A última vez que o craque vestiu a camisa da Amarelinha foi no dia 17 de outubro de 2023, na derrota por 2 a 0 contra o Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Na ocasião, o treinador era Fernando Diniz.

Desde que retornou ao Santos, em janeiro deste ano, Neymar já esteve em campo 19 vezes, marcou seis gols e deu três assistências.