Consciência Negra

Saiba quando o Cruzeiro usará nova camisa da Adidas, contexto e destino de verba

Peças usadas pelos jogadores serão leiloadas

Por Gabriel Moraes
Publicado em 01 de novembro de 2023 | 11:27
 
 
 
normal

Grande parte da torcida do Cruzeiro reprovou a camisa lançada nesta quarta-feira (1/11) em parceria com a Adidas, alusiva à Consciência Negra, muitos porque não entendem o que está por trás da criação. O manto já tem, inclusive, data para ser usado pelos atletas dos times masculino e feminino em jogos oficiais.

História

O mês de lançamento é significativo: em 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data, feriado em algumas cidades brasileiras, é a mesma da morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola brasileiro.

A criação é do Laboratório Fantasma, organização afro-empreendedora que nasceu na periferia de São Paulo com o propósito de transformar a realidade da sociedade, tendo a arte, a cultura e a música como instrumentos de combate às desigualdades, às violências e a todo tipo de discriminação.

A empresa é do músico Evandro Fióti, irmão do rapper Emicida – os dois são engajados em movimentos que lutam pela igualdade racial. Os desenhos e os traços da camisa são inspirados em diferentes tipos de tranças.

"A inferiorização da humanidade e da subjetividade dos corpos negros na sociedade se dá, historicamente, pela violência, sobretudo, da nossa estética. Exaltar a beleza negra a partir da exaltação do nosso Orí e da nossa estética capilar é confrontar o racismo, a eugenia e as tentativas de genocídio que a população negra passou e ainda passa", disse Fióti.

Para ele, o projeto, em parceria com a fornecedora de material esportivo alemã e Cruzeiro, Atlético e Internacional, é um sonho realizado. "Como amante de futebol, é um sonho poder viabilizar essa collab com a adidas, que vai trazer orgulho, consciência e afeto para tantos torcedores e para sociedade brasileira. As marcas têm um papel fundamental nesse diálogo e é um prazer poder ser parte desse feito", complementa Fióti.

Estreia e verba

A equipe principal utilizará o novo manto, cujas cores predominantes são o creme, azul e amarelo, na partida diante do Internacional, válida pela 32ª rodada do Brasileirão Série A. Confronto será no Mineirão, domingo (5/11), às 16h.

Já as meninas celestes entrarão em campo com a nova camisa no sábado, 11 de novembro, diante do Nacional de Visconde do Rio Branco, pela volta da semifinal do Campeonato Mineiro.

Leia mais: Confira a tabela do Campeonato Brasileiro e veja os próximos jogos do Cruzeiro

As peças, vendidas tanto nas lojas online quanto nas físicas de Cruzeiro e Adidas, custam R$ 329,99. Conforme o clube, aquelas usadas pelos jogadores no embate com o Colorado, serão leiloadas, e verba destinada ao Observatório.

Todos os patrocinadores do Cruzeiro se uniram e cederam o espaço da camisa, que estampará apenas a logo do projeto. Atrás, em vez do nome dos atletas, haverá os dizeres #RisqueORacismo.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!