Antes uma incógnita, a Copa do Mundo de Clubes da FIFA conquistou o coração dos torcedores no Brasil. A participação de Flamengo, Fluminense, Botafogo e Palmeiras, enfrentando e também vencendo times europeus considerados de grande porte, empolgou outras torcidas pelo país, que já imaginaram a possibilidade de ver o clube do coração disputando o torneio.
E o bom momento vivido pelo Cruzeiro na temporada gera a pergunta: é possível a Raposa disputar a próxima edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA? Veja quais critérios foram adotados para se classificar para a edição deste ano da competição.
Para a Copa do Mundo de Clubes deste ano, a FIFA considerou o desempenho das equipes na principal competição continental de cada confederação (no caso da Conmebol, a Libertadores), nas quatro temporadas que antecederam o torneio (2021, 2022, 2023 e 2024). A contagem de pontos começava a partir da fase de grupos.
O primeiro critério era simples: quem fosse campeão da Libertadores em ao menos uma das últimas quatro temporadas antes do Mundial estaria garantido na competição. Foi assim que Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, os quatro campeões da Libertadores neste período, se classificaram.
As outras duas vagas restantes foram definidas pelo ranking da Conmebol com base nas últimas quatro edições da Libertadores antes da disputa intercontinental. A pontuação tinha como base o resultado em cada jogo do torneio, com o seguinte critério: três pontos por cada vitória, um ponto por cada empate e três pontos por passar de fase na competição.
Foi assim que River Plate e Boca Juniors chegaram à Copa do Mundo de Clubes de 2025. Apesar de não terem sido campeões, ambos ficaram entre os seis melhores no ranking da Conmebol pelo acúmulo de pontos.
Ou seja, o primeiro passo para o Cruzeiro ter chances de ir ao Mundial é se classificar para a Libertadores. Dado este passo, a Raposa teria que, ou vencer uma das próximas três edições do torneio (2026, 2027 ou 2028) ou se sair muito bem nas disputas, acumulando o máximo de vitórias e chegando o mais longe possível.
Vale lembrar que, como o time celeste já iniciou o "ciclo" do próximo Mundial sem pontuar (pois não está disputando a Libertadores deste ano), o desafio seria maior, já que só tem mais três anos para somar pontos no ranking.
Regras podem mudar
É importante ressaltar que estas foram as regras usadas apenas para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA deste ano. Para a próxima edição, inicialmente prevista para 2029, a FIFA pode decidir alterar os critérios de classificação, mudando, por exemplo, o número de clubes de cada confederação, ou mesmo o ranking a ser considerado.