Uma nova música promete agitar a torcida do Cruzeiro nas próximas partidas do time no Mineirão. Com inspirações oitentistas, os torcedores Tiago Ferreira, chaveiro autônomo, de 33 anos, e Rafaella Bittencourt, gestora de projetos esportivos, de 26, fizeram uma adaptação da música ‘Astronauta de Mármore’, da banda gaúcha Nenhum de Nós. A canção, vale ressaltar, é uma regravação de ‘Starman’, gravada pelo cantor inglês David Bowie no disco ‘The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars’ (1972).
Fã do rock nacional, Tiago revela que a inspiração veio, realmente, do grande clássico dos gaúchos, gravada no disco ‘Cardume’ (1989). “A gente vai acompanhando que a torcida do Cruzeiro é uma torcida que tem muita música, muitas letras. Às vezes algumas ficam no meio do caminho. Essa música minha, o trecho que eu peguei, pequeno, de ‘Astronauta de Mármore’, tem uns três ou quatro anos que eu já tinha feito. Mas acabou que não emplacou, veio aquela sequência de 2019 (rebaixamento do time), terrível. Não rolou. Aí agora que as coisas estão melhorando, surgiu essa essa oportunidade e a vontade de colocar de novo a letra, pra galera tentar engajar”, explicou.
Ari e Leandrinho já ditando o ritmo de como a música nova deve ser cantada no estádio.
— Giane Alves (@gianeaalves) July 7, 2022
E ainda adicionaram uma surpresa no final.
RT PARA AJUDAR A DIVULGAR 🦊🔄 pic.twitter.com/4uMMKoCEVg
Enquanto isso, lá em Porto Alegre, o baterista do Nenhum de Nós, Sady Homrich, foi surpreendido pela versão, e gostou do que ouviu. “Achei muito bacana essa iniciativa. Quando a gente ficou sabendo agora dessa versão, uma adaptação do ‘Astronauta de Mármore’, que já é uma versão do ‘Starman’, do Bowie, como cântico de futebol, está muito bacana. Legal, tem que ser uma coisa fácil de cantar e que leve uma mensagem positiva pro time, pra torcida. Bem bacana”, frisou o músico.
O Nenhum de Nós é uma banda muito ligada ao futebol. Todos são torcedores e cônsules do Internacional, já tocaram no Beira Rio várias vezes, todas ligadas a comemorações do Inter, principalmente na recepção ao time campeão do mundo, em 2006, e estão sempre nas arquibancadas, acompanhando o Colorado. “Vamos ver agora se o pessoal do Galo e do Coelho também vão pegar uma música do Nenhum e fazer uma versão”, brincou.
“Lembro que os torcedores sempre pegam músicas, como a do ‘White Stripes’ (‘Seven Nation Army’), vários clubes adaptaram… Como a dos Mamonas Assassinas também… É muito bom, sempre legal estar na boca do povo. Uma das qualidades da letra dessa música é a cumplicidade. É o torcedor cruzeirense somente. Nada de provocação, nada de incitação à violência. Então pra gente, que valoriza o futebol, o torcedor, sem nenhum tipo de provocação ou violência, é bem legal!”, frisou. “E fiquem ligados, porque agora em julho estaremos em vários pontos aí de Minas Gerais”, disse.
ORIGINAL
Sobre a gravação original da música ‘Astronauta de Mármore’, Sady relembrou como foi naquele período. “A gente sabe que existe um pouco de preconceito com versões e algumas maneiras de abordar, né? Tem versão que é praticamente uma tradução. A nossa não foi. A nossa ideia foi homenagear o Bowie como nosso ídolo. Quando pintou o lance de a gente gravar o ‘Starman’, a gente, a princípio, estava tocando no estúdio, o produtor achou muito legal e propôs fazer uma versão. A gente não queria, porque tinha esse preconceito, mas acontece que a gente foi pro hotel, e aí começamos a bolar a terceira parte da história do ‘Major Tom’ (personagem fictício, criado por Bowie), que começa em ‘Space Oddity’, e depois segue em ‘Ashes to Ashes’. Então a gente fez a nossa viagem da terceira parte", explicou.
"E é legal, porque ela tem umas frases um pouco herméticas. Então cada um interpreta de um jeito. O que é legal. E agora virou esse cântico, pra cada um interpretar como preferir também”, disse.
EM CAMPO
O Cruzeiro lidera, com folga, a tabela da Série B. Com 38 pontos, a Raposa está a sete pontos do Vasco, vice-líder, e a 15 do Criciúma, quinto colocado. Lembrando que os quatro primeiros sobem para a Primeira Divisão. Tiago acredita que, desta vez o time sobe. “Estou gostando da campanha e principalmente da consistência do time. Porque a gente esperava esse campeonato, com certeza difícil, como ele sempre ele é, mesmo com o nível técnico baixo”, disse.
Mesmo com certa surpresa, o torcedor demonstra muito otimismo. “O Cruzeiro tem uma consistência, não joga pra dar show, mas todo mundo se doa. Está além das minhas expectativas, a questão da pontuação. Mas pelo o que a gente tinha visto ali na reta final do Mineiro, a forma de jogar do Pezzolano, não surpreende muito o Cruzeiro estar tão certinho agora. Mas estar sobrando na Série B, eu fiquei um pouco surpreso. Mas agora a gente já se acostumou, né? Se mantiver a pontuação que tem feito em casa, a pontuação já diz que a gente sobe. Então tenho muita fé que o Cruzeiro sobe esse ano sim”, analisou.
Veja a letra completa:
E quantas glórias tem o meu Cruzeiro o o
És respeitado nesse mundo inteiro o o
As 5 estrelas brilham forte na terra, no céu
Essa torcida é o seu maior alento, o-o
Orgulho dessa sua história zero-o
O meu Cruzeiro é gigante e VENCEDOR 🎵
Refrao
Sempre estar lá, te ver e te apoiar
Vamos, vamos meu Cruzeiro
Para sempre eu vou te amar
Sempre estar lá, te ver e te apoiar
De dia ou de noite
Não importa onde for o jogo
Vamos meu Cruzeiro
Canto o jogo inteiro
Vestindo meu manto azul
Estar lá te ver e apoiar,
De dia ou de noite
Não importa onde for o jogo.
Vamos meu Cruzeiro
Canto o jogo inteiro
Vestindo o meu manto azul
Pos Refrao
É CRUZEIRO, É CRUZEIROÔ... (palmas)