O VAR será a novidade no Mineirão nesta quarta-feira. Pela primeira vez, o estádio mais famoso do futebol mineiro e um dos palcos do futebol nacional receberá a tecnologia que promete trazer mais justiça ao futebol e que já foi utilizado com sucesso durante a Copa do Mundo da Rússia. 

Antes do sistema ser introduzido no duelo entre Cruzeiro e Santos, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, o time sub-20 da Raposa realizou um teste com o VAR durante treinamento no Mineirão. 

O coletivo, com dois tempos de 15 minutos, foi arbitrado pelo juiz da partida desta quarta-feira, o paranaense Rodolpho Toski Marques. O dono do apito testou todas as funcionalidades da nova tecnologia, incluindo a comunicação com o árbitro de vídeo, que estará em uma sala reservada no Mineirão.

Segundo informações da assessoria do Cruzeiro, Toski revisou lances de pênalti, impedimentos e aplicação de cartões, dentre outras situações de jogo. Um pênalti em que um dos goleiros cruzeirenses se adiantou também toi avaliado pela arbitragem uma cabine do VAR localizada à beira do gramado. 

As exigências fazem parte do cronograma da Fifa para a utilização do VAR. Cruzeiro e Santos se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h30. A Raposa joga pelo empate uma vez que venceu na Vila Belmiro por 1 a 0.