As tenistas Beatriz Haddad Maia e Laura Pigossi irão defender o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que acontecem entre os dias 26 de julho e 11 de agosto. A informação foi confirmada, nesta quarta-feira (12/6) pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
A Olimpíada de Paris será a primeira de Bia Haddad que não conseguiu participar dos Jogos de Tóquio em 2021 devido a lesões e a suspensão. A confirmação da vaga veio após a atualização do ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA), desta semana, onde a tenista aparece em 20ª posição. A chave de simples contará com 64 jogadores, sendo 56 classificados diretamente pelo ranking e oito por critérios adicionais da Federação Internacional de Tênis (ITF). Já a medalhista olímpica Laura Pigossi aparece apenas na 115ª colocação, mas carimbou seu passaporte para Paris graças ao ouro nos Jogos Pan-americanos de Santiago, no ano passado.
“Mais brasileiros podem entrar na competição com a lista definitiva, a ser divulgada pela ITF, em 2 de julho. No mesmo dia serão divulgados também os atletas que disputarão as chaves. A definição dos duplistas é feita pelos capitães das equipes, Jaime Oncins e Luiz Peniza”, afirmou a CBT através das redes sociais.
De acordo com a CBT, o Brasil tem boas chances de emplacar mais três representantes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, com Luisa Stefani. A medalha de bronze nos Jogos de Tóquio com Pigossi. que tem tudo para entrar na chave de duplas, mas desta vez jogando com Bia. Os outros dois são o paranaense Thiago Wild e o cearense Thiago Monteiro.
Existe também a possibilidade da dupla do mineiro Marcelo Melo e do gaúcho Rafael Matos irem aos Jogos Olímpicos de Paris. Para isso, a dupla depende das duplas que serão inscritas pelos demais países.
Bia é esperança de medalha em Paris
A atual número 1 do Brasil, Bia Haddad é uma das principais atletas brasileiras da atualidade. Em 2023, a paulista chegou às semifinais de Roland Garros e garantiu o Top-10 do ranking da WTA. A colocação da brasileira foi uma das melhores de um tenista nacional desde Gustavo Kuerten, o Guga.
Natural de São Paulo, Bia começou a jogar tênis aos 5 anos por influência da sua mãe e da sua avó, ambas tenistas. No circuito profissional, ela tem dois títulos de simples nos WTAs de Nottingham e Birmingham, conquistados em 2022. Em duplas, a brasileira acumula cinco vitórias: Bogotá (2015 e 2017), Sydney (2022), Nottingham (2022) e Madri (2023). Fora do circuito WTA, Beatriz possui dois títulos no 125k e 24 no ITF.
No entanto, em 2019 um exame antidoping detectou a presença de dois anabolizantes sintéticos, resultando em uma suspensão de dez meses. Após provar que o caso foi de contaminação cruzada na manipulação de vitaminas e retornou às quadras em 2020.