O último final de semana foi de muito esporte para meninos e meninas, de 7 a 17 anos, em Belo Horizonte. A quinta etapa da Liga Esportiva NESCAU® reuniu mais de mil crianças e jovens na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), no sábado (29), para um dia inteiro de atividades esportivas. 

Maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil, um dos destaques é unir modalidades adaptadas e não adaptadas em um só lugar. Além disso, o evento teve como destaque a presença de meninas na modalidade do skate e contou com 50% de representatividade feminina.

Entre as garotas, foram 19 skatistas, entre 9 e 10 anos, participantes do Conexão Skate Legado Olímpico. “As meninas são maioria no nosso projeto, onde contamos com 30, e todas querem ser como a Rayssa Leal”, conta o professor Gabriel Stelli. As pequenas atletas confirmaram o desejo de, um dia, serem como a medalhista olímpica e campeã mundial.

Foto: Marcio Xavier Fotografia

Evento multi-esportivo

A Liga também contou com outras 10 atividades, entre esportes, desafios e oficinas. As modalidades foram futebol society, vôlei, skate e tênis de mesa, esse também na versão adaptada. Nos desafios e oficinas, os participantes puderam praticar embaixadinhas, malabares, bambolê e futebol de mesa, além de participar de um 'chute ao gol' e futebol de botão, a tradicional brincadeira.

Além disso, o evento também teve a presença de Etiene Medeiros, que, grávida de cinco meses, considera a participação na edição mineira como o primeiro evento esportivo do filho.

“É bom porque ele já vai se acostumando. Estou envolvida tanto com o esporte e vai ser o meio no qual ele vai crescer, participar e conhecer os valores que aprendi durante toda a minha carreira como atleta. Então, nada mais natural que começar essa jornada na Liga Esportiva NESCAU”, disse Etiene, que revelou estar encantada com a energia dos mineiros. “Eu não vinha a Belo Horizonte há 13 anos e o que mais me chama atenção é o calor das pessoas que estão organizando e participando da Liga, especialmente a criançada”, completou ela, que é natural do Recife. 

Evento de sucesso

“A nossa Liga de BH foi mais uma edição de sucesso. Reunimos dois embaixadores: Etiene Medeiros, considerada a melhor nadadora da história do país e medalhista panamericana e mundial; e o Amorinha, ganhador do troféu inspiração do ano em 2023 pelo STU Awards. O skate, aliás, foi a modalidade com uma representatividade feminina muito bacana. Esse é um dos pilares da Liga juntamente com a inclusão de meninos e meninas com algum tipo de deficiência. Ou seja, repetimos o bom desempenho das etapas anteriores, com diversão, inclusão, esporte e muito aprendizado”, comentou Anamaria Carvalho Monte, gerente de marketing e operações da Liga Esportiva NESCAU®.

Historicamente, mais de 55 mil crianças, 7 mil professores e 2 mil instituições ao longo de nove edições.
 
Além de Etiene, a etapa mineira da Liga contou com a presença do skatista Amorinha. “O skate chegou na minha vida para me dar meus braços e pernas de novo. E me deu a velocidade de locomoção que eu não tinha mais. Com ele posso ir para qualquer lugar. E é maravilhoso saber que essa minha postura, atitude perante as dificuldades e me tornar, talvez, o único skatista paralímpico do Brasil, inspira as pessoas, especialmente crianças e jovens”, comentou. 

Esporte e inclusão

Entre os meninos e meninas com deficiência inscritos estava o pequeno Miguel, um garoto cadeirante que, para a emoção e orgulho da mãe Alessandra Lima, teve a oportunidade de andar de skate pela primeira vez e aproveitar um dia de diversão e inclusão.

“Esperamos 4 anos na fila de adoção pelo Miguel e, quando ele estava com oito meses, descobrimos a paralisia cerebral. Desde então, batalhamos por tratamentos. Hoje, o maior desafio dele é a dificuldade de fala e vê-lo na Liga é uma emoção. Sou pedagoga, trabalho com crianças há 20 anos e sei o quanto essa convivência é importante. A criança atípica aprende a fazer coisas igual as não atípicas, que também aprendem muito sobre empatia, por exemplo”, disse.

Foto: Divulgação Liga Esportiva NESCAU.