Belo Horizonte se prepara para entrar no clima do automobilismo com o BH Stock Festival. Entre os dias 15 e 18 (quinta a domingo) deste mês, a capital mineira receberá a principal categoria de automobilismo da América Latina, o Stock Car, e em um circuito que agora carrega o nome de um dos ícones do esporte no Brasil, Toninho da Matta, que nasceu em Belo Horizonte.
O nome de Toninho da Matta não foi escolhido por acaso. Na década de 1970, o piloto mineiro venceu a prova dos 500 quilômetros de Belo Horizonte, uma importante corrida de rua realizada na capital. Na época, um circuito foi improvisado no entorno do Mineirão, que agora recebe uma estrutura moderna e de ponta.
"Batizar o circuito com o nome de Toninho da Matta é uma forma de reconhecer e celebrar sua contribuição ao automobilismo brasileiro”, disse o diretor executivo do evento, Sérgio Sette Câmara .
O novo circuito, com cerca de 3.200 metros, passa pelo entorno do Mineirão e de suas imediações. Trechos do circuito projetarão os cenários icônicos de Belo Horizonte para mais de 170 países, por meio da transmissão internacional da corrida.
Saiba mais sobre Toninho da Matta
Nascido em Belo Horizonte, Toninho foi o primeiro mineiro a se destacar nacionalmente no automobilismo, conquistando títulos e vitórias emblemáticas. É conhecido também pelo legado familiar. É pai de Cristiano da Matta, que disputou a Fórmula 1 e foi campeão mundial de F-Indy (2002). A influência de Toninho foi fundamental para o desenvolvimento e a popularização do automobilismo em Minas Gerais e no Brasil.