Com apenas 16 anos, a judoca Clarice Ribeiro, conquistou a medalha de prata em sua primeira competição internacional sênior, o Open Europeu de Varsóvia, neste domingo (23). A atleta manauara, que faz parte das categorias de base do Minas Tênis Clube, fez uma campanha brilhante, consolidando-se como uma promessa do judô brasileiro.

Esta foi a terceira conquista da Seleção na Polônia; no sábado (22), primeiro dia de competição, Karol Gimenes (78kg) também foi prata e Beatriz Freitas (78kg) faturou o bronze.

Clarice fez em Varsóvia sua estreia em competições internacionais da classe sênior. A atleta minastenista iniciou a competição vencendo a ucraniana Anastasiia Sykish, por imobilização, nas oitavas de final. Nas quartas de final, avançou após a francesa Laura Espadinha não se apresentar para o combate. Na semifinal, enfrentou a experiente holandesa Amber Gersjes, 11 anos mais velha, e dona de algumas conquistas expressivas no currículo, como três medalhas de bronze em Grand Prix. Mas, Clarice não se intimidou e foi para cima, conseguindo ataques até, enfim, projetar a adversária em waza-ari a um minuto e meio do fim da luta. Depois, foi só administrar o placar para confirmar a classificação à final.

Na disputa pelo ouro, a judoca foi superada pela espanhola Gemma Maria Gomez Antona. O tempo regulamentar foi disputado, com a brasileira tentando encaixar técnicas de solo e fazendo boas defesas nas entradas da adversária. Mas, no golden score, Gomez Antona conseguiu que Clarice caísse lateralmente de costas, no limite, porém o suficiente para a arbitragem assinalar yuko. Fim de combate e medalha de prata para ela, sua primeira no Circuito Mundial Sênior.

Mesmo jovem, a atleta minastenista já ostenta conquistas importantes, como o bicampeonato mundial juvenil e a medalha de bronze no mundial júnior. Ela ainda tem mais um ano pela frente em disputas Sub-18, e mais três no Sub-21, antes de virar oficialmente Sênior. Em 2024, foi campeã brasileira em três classes de idade diferentes, feito raro no judô brasileiro.