Um dos carros mais chamativos do Ultimate Drift, que ocorre neste fim de semana no Mega Space, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, é o Mustang do piloto Sheriff João Barion. Avaliado em cerca de R$ 600 mil, o veículo tem 900 cavalos de potência e foi completamente adaptado para a modalidade. Em entrevista ao O TEMPO Sports, Barion falou sobre as características do veículo.
Um dos carros mais chamativos do Ultimate Drift, que ocorre neste fim de semana no Mega Space, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é o Ford Mustang do piloto Sheriff João Barion. Avaliado em cerca de R$ 600 mil, o veículo tem 900 cavalos de potência e foi… pic.twitter.com/4dwzimLZpi
— O Tempo (@otempo) March 22, 2025
O Mustang é equipado com um motor supercharger, que aumenta a potência e garante aceleração constante nas curvas. Para reduzir o peso, todas as peças são feitas de fibra de carbono, e o interior do veículo foi aliviado ao máximo — o essencial para controlar o carro em situações-limite.
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"No drift, os carros são de rua, mas bastante modificados. Não podemos alterar a estrutura original, mas podemos trocar todas as peças móveis", detalhou o piloto.
Segredo do drift
“O segredo do drift é o acelerador. O freio de mão serve só para iniciar a manobra. Depois disso, para manter o carro de lado, é tudo na base da aceleração e do controle da potência. O tempo inteiro a gente está controlando o descontrole. Tem que estar sempre acima do seu limite”, explicou Barion.
Um detalhe curioso revelado pelo piloto é a posição do radiador. Ao contrário dos carros convencionais, nos veículos de drift ele fica instalado na parte traseira. “Isso ajuda na distribuição de peso, resfria melhor e também é mais seguro para nós, pilotos”, contou.
Subaru de 650 cavalos
Além de Barion, jovens talentos também estão ganhando espaço na competição. Um deles é Murilo Sobral, de 19 anos, que começou no simulador aos 14 e hoje pilota um Subaru BRZ de 650 cv. “A sensação de fazer a curva no drift é de paz. Em meio à adrenalina, é quando a gente não escuta mais nada, só o motor”, disse.
Murilo também destacou a importância do treinamento. “Até adquirir habilidade, é preciso treinar muito. A gente controla o descontrolado. Tem que manter o foco, porque qualquer coisa além do que você já sabe pode te complicar.”
Programação
Sábado - 22 de março:
- 9h: abertura dos portões ao público
- 9h às 12h30: Qualify
- 12h às 16h: visitação aos boxes
- 14h15: pré-batalha
Domingo - 23 de março
- 9h: abertura dos portões ao público
- 10h às 12h30: Top 32
- 10h às 14h30: visitação aos boxes
- 14h30 às 17h: Top 16