Velocidade, controle e borracha queimada. Esses são alguns dos elementos que definem o drift, uma das vertentes do automobilismo que vem ganhando força no Brasil. O esporte, que consiste em fazer curvas com o carro em derrapagem controlada, exige não apenas habilidade, mas também muito investimento — que pode ultrapassar R$ 100 mil apenas com pneus durante toda a temporada. 

Neste fim de semana, o Mega Space, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebe a primeira etapa da temporada 2025 do Ultimate Drift, principal competição da modalidade no país. No evento, os fãs do automobilismo podem ouvir de perto o ronco dos motores de carros possantes com mais de 600 cavalos de potência.

Gasto com pneus

O automobilismo é um esporte caro — e o gasto com pneus no drift deixa isso ainda mais evidente. Em apenas um fim de semana, um carro pode consumir cerca de 20 pneus, cada um custando entre R$ 400 e R$ 600. Ou seja, só com borracha, o custo por etapa pode ultrapassar R$ 10 mil por fim de semana. 

Quanto custa um carro competitivo?

Devido às adaptações necessárias, estimar o valor de um carro de drift é uma tarefa complexa. Há veículos em que os gastos somados superam R$ 800 mil. É o caso do Mustang do piloto Sheriff Barion, com quase 900 cavalos de potência, avaliado em R$ 600 mil.

Mas em meio aos carros importados, há espaço para modelos nacionais. O piloto Douglas Gatto, de 28 anos, compete com um Chevette, no qual investiu cerca de R$ 100 mil. Apesar da origem modesta, o carro está longe de ser um modelo comum: atinge mais de 300 cavalos, o triplo da potência original.

Qual a velocidade de um carro de drift?

Os carros podem atingir velocidades superiores a 100 km/h antes de iniciar a curva. A manobra começa com uma redução brusca de velocidade, geralmente com o uso do freio de mão para desestabilizar o eixo traseiro. A partir daí, o piloto controla o carro principalmente com o acelerador e a sensibilidade no volante.

O segredo do drift

“O segredo do drift é o acelerador. O freio de mão serve só para iniciar a manobra. Depois disso, para manter o carro de lado, é tudo na base da aceleração e do controle da potência. O tempo inteiro a gente está controlando o descontrole. Tem que estar sempre acima do seu limite”,, diz Sheriff Barion, piloto de um Mustang.

Como se tornar piloto de drift?

O caminho para quem sonha em ser piloto começa, muitas vezes, no mundo virtual. Os simuladores de corrida são hoje porta de entrada para muitos jovens brasileiros.

“Hoje existem várias escolinhas de drift pelo Brasil, criadas por preparadores e pilotos apaixonados pelo esporte. Eu aconselho quem é fã a começar por aí, seja em simuladores ou nessas escolas. É onde a pessoa aprende as regras e começa a aperfeiçoar a técnica na prática”,diz João Junior, organizador da Ultimate Drift.

Ele também reforça que o drift deve ser praticado exclusivamente em locais controlados, como pistas e centros de treinamento, e nunca nas ruas, para não colocar vidas em risco.

Casos como o de Lucas Hanazono, de 15 anos, mostram como o simulador pode levar ao mundo real. Filho do piloto Sérgio Hanazono, um dos pioneiros do drift no Brasil, ele começou no simulador aos 11 e, aos 12, já competia nas pistas.

 O mesmo aconteceu com Murilo Sobral, de 19 anos. “Comecei no simulador com 13 para 14 anos. Competi muito no virtual e hoje estou aqui na vida real”, contou o piloto, que agora pilota um Subaru com mais de 600 cavalos.

Adaptações e curiosidades dos carros

Os carros de drift são modificados para suportar as exigências da modalidade. Entre as principais mudanças estão:

  • Tração traseira reforçada
  • Freio de mão hidráulico, para facilitar o início da manobra
  • Suspensão personalizada, para maior estabilidade lateral
  • Radiador na parte traseira, como explicou Barion, para melhorar a distribuição de peso, resfriamento e segurança em caso de colisão frontal

Além disso, os carros recebem gaiolas de proteção, cintos de múltiplos pontos e bancos concha para garantir a segurança dos pilotos durante as manobras mais agressivas.

Quem vence?

No drift, não vence quem chega primeiro, mas quem apresenta a melhor performance. Os juízes avaliam o desempenho com base em ângulo de derrapagem, velocidade, linha traçada e estilo de pilotagem.

tapa do Ultimate Drift no Mega Space
Criada em 2020, a Ultimate Drift é hoje a principal competição da modalidade no Brasil, reconhecida pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A etapa de Santa Luzia abre a temporada 2025 e reúne 53 pilotos, incluindo cinco estrangeiros, em um dos palcos mais técnicos do país.

O evento também oferece atrações para toda a família, com área kids, praça de alimentação e uma exposição de carros customizados. Para quem quiser acompanhar de perto o espetáculo de velocidade e estilo, ainda dá tempo de conferir a programação.

Local: Mega Space – Av. das Indústrias, 3000, Santa Luzia (MG)
Ingressos e informações: www.ultimatedrift.com.br

Programação:

Sábado (22/03):

9h: Abertura dos portões ao público
9h às 12h30: Qualify
12h às 16h: Visitação aos boxes
14h15: Pré-batalha

Domingo (23/03):

9h: Abertura dos portões ao público
10h às 12h30: Top 32
10h às 14h30: Visitação aos boxes
14h30 às 17h: Top 16