Por apenas dois pontos, o Cruzeiro Basquete ficou com o vice-campeonato da Liga Ouro. A equipe azul foi derrotada no quinto e decisivo jogo da final do torneio pelo Osasco por 72 a 70 na noite desta sexta-feira (6), em jogo disputado no ginásio Poliesportivo de Itatiaiuçu, em Minas Gerais. Com a derrota, o Cruzeiro perde a chance de disputar o Novo Basquete Brasil, elite do basquete nacional.

O primeiro quarto foi equilibrado, mas mostrou um Cruzeiro mais eficiente no ataque. O time azul conseguiu envolver bem a defesa do Osasco, que não apresentou a mesma eficácia nos arremessos. A primeira etapa da decisão terminou em 15 a 11 para os donos da casa.

O segundo quarto foi marcado por uma queda de rendimento do Cruzeiro Basquete. A equipe sofreu para fazer pontos, devido aos 'tocos' eficientes do Osasco. O time paulista somou a boa marcação à eficácia no ataque e terminou a segunda parte do jogo com sete pontos de vantagem: 33 a 26.

No terceiro quarto, reação do time celeste, que teve mais força na marcação para impedir Osasco de ampliar a vantagem. Ao mesmo tempo, os donos da casa tiveram melhor aproveitamento nos arremessos, a ponto de conseguirem virar o placar, que terminou 47 a 46 na terceira parte do jogo.

O último quarto foi marcado por absoluto equilíbrio. Porém o Cruzeiro errou muito nos arremessos, algo no que Osasco conseguiu ser mais eficiente. A partida estava empatada até os últimos dez segundos. Na última bola do jogo, o time paulista marcou os dois pontos do título.