Pelo segundo ano consecutivo, Minas Gerais recebe, a partir desta sexta-feira (15), uma etapa da Stock Car Brasil. Até o dia 17 de agosto, o torneio desembarca em Curvelo, região Central do estado, para sua quinta etapa na temporada 2025. Será a terceira vez em que a cidade sedia a corrida.  

Inicialmente, a quinta etapa da Stock Car 2025 seria em Belo Horizonte (Stock Car BH), porém uma ação judicial retirou a corrida da capital mineira. Diante da situação, Curvelo voltará a receber a corrida após oito anos. O Circuito dos Cristais, sediado no município, já recebeu a prova nos anos de 2016 e 2017.   

Nesta sexta-feira (15), já haverá atividades na pista. Às 9h, os pilotos farão um treino extra e,  em seguida, às 11h20, haverá o “shakedown”, um teste técnico para verificar se todos os sistemas do carro estão funcionando devidamente. Na parte da tarde, os corredores terão dois treinos livres, sendo um às 13h15 e outro às 16h05. 

Como está a classificação?  

Após quatro etapas realizadas na Stock Car Brasil 2025, Gaetano Di Mauro, da Eurofarma FC, chega a Curvelo na liderança, com 294 pontos. Logo abaixo, vem Gui Salas, da Valda Cavaleiro Sports, com 252 pontos. Felipe Fraga, também da Eurofarma, fecha o atual “G3” da Stock Car, com 244 pontos.  

O atual campeão, Gabriel Casagrande (da Amattheis Vogel), que já conquistou três títulos (2021, 2023 e 2024), está bem abaixo na tabela. Ocupa, neste momento, o 20º lugar, com 130 pontos.   

Como funciona uma etapa da Stock Car? 

A Stock Car é disputada em duas corridas, sendo uma sprint e outra principal. A corrida sprint tem 30 minutos + uma volta de duração e, no grid de largada, os 12 melhores colocados no treino classificatório têm sua posição invertida (exemplo: o piloto de melhor desempenho no treino classificatório larga em 12º lugar na corrida sprint; o quarto melhor nos treinos larga em nono lugar na sprint).  

Os primeiros 30 colocados ganham pontos na corrida sprint. O vencedor leva 55 pontos; o segundo, 50; o terceiro ganha 46 e assim sucessivamente.   

Já a corrida principal tem duração de 50 minutos + uma volta e respeitará, na largada, a posição que cada piloto conquistou no treino classificatório. O vencedor ganha 80 pontos, enquanto více-líder e terceiro colocado ganham 74 e 69 pontos, respectivamente. Assim como na corrida sprint, são distribuídos pontos até o 30º colocado. 

Libertadores do Automobilismo  

A quinta etapa da Stock Car Brasil 2025 traz, ainda, uma novidade a Minas Gerais e a Curvelo. Pela primeira vez na história, o estado vai receber, junto com a Stock Car, uma etapa da TCR South America, chamada de ‘Libertadores do Automobilismo’. De forma resumida, é uma competição sul-americana de corrida de carros de turismo.  

TCR é a sigla de Touring Car Racing – na tradução livre, automobilismo em carros de turismo. O conceito nasceu em 2014 e foi às pistas pela primeira vez em 2015, idealizado pelo empresário Marcello Lotti — que foi diretor geral do antigo WTCC, o Mundial de Carros de Turismo. O objetivo era padronizar e tornar mais acessível esse tipo de categoria ao redor do mundo.  

Basicamente, a TCR exige carros derivados de modelos de rua (hatchbacks e sedãs de tração dianteira), com motores 2.0 turbo. A título de comparação, a Stock Car e a Stock Light  aceleram com veículos de tração traseira.   

A América do Sul ganhou sua versão do TCR em 2021 e teve como primeiro campeão o espanhol Pepe Oriola. Apesar de ser disputado no continente sul-americano, o TCR South America aceita participação de pilotos de qualquer país do mundo, desde que sejam devidamente habilitados para a categoria.  

Em 2024, o torneio registrou seu primeiro campeão brasileiro. Pedro Cardoso levou o título, além de também ter conquistado o título do TCR Brasil, versão brasileira da competição.   

TCR Brasil   

A versão brasileira do TCR também vai acelerar em Curvelo, junto com a Stock Car e a TCR South America. Será a estreia da categoria na temporada 2024, a terceira seguida do TCR Brasil, disputado pela primeira vez em 2023.   

Como funciona a pontuação nas corridas da TCR South America e TCR Brasil?  

Basicamente, nas duas competições, são realizadas uma sessão classificatória e duas corridas. Na classificatória, os sete primeiros colocados recebem pontos (no caso do primeiro colocado, 10 pontos). Nas corridas, ganham pontos os primeiros 15 colocados, sendo que o vencedor da Corrida 1 leva 40 pontos e o ganhador da Corrida 2 recebe 35 pontos. 

Tanto na TCR South America quanto na TCR Brasil, a Corrida 1 tem duração de 25 minutos + uma volta. Já a Corrida 2 dura 30 minutos + uma volta.

Confira abaixo a programação completa de treinos e corridas da Stock Car Curvelo 2025: 

Sexta-feira, 15 de agosto 

9h – BRB Stock Car Pro Series – Treino Extra 

11h20 – BRB Stock Car Pro Series – Shakedown 

13h15 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1 

16h05 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2 

Sábado, 16 de agosto 

9h – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Shakedown 

9h15 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre Copa Trophy 

9h40 – BRB Stock Car Pro Series – Treino classificatório 

10h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 1 

11h30 – Visitação aos Boxes 

13h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 2 

14h40 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta) 

16h05 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Classificação 

Domingo, 17 de agosto 

9h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta) 

10h15 – Visitação aos Boxes 

12h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta) 

14h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)