Ben Askren, ex-lutador do UFC, compartilhou nas redes sociais um vídeo emocionante em que conta como tem batalhado pela sua vida nas últimas semanas. Na gravação, postada no Instagram nesta quarta-feira (9/7), ele contou que passou por um transplante duplo de pulmão após desenvolver pneumonia grave seguida de infecção bacteriana severa. Ele revelou também que seu coração parou quatro vezes durante o procedimento. 

O quadro de saúde de Askren deteriorou-se rapidamente a partir de maio. Segundo relato de sua esposa Amy, ele vivia normalmente até começar a enfrentar problemas respiratórios que evoluíram para pneumonia grave, posteriormente complicada por infecção bacteriana.

A cirurgia de transplante foi realizada após a identificação de um doador compatível em 1º de julho. Durante o procedimento, Askren enfrentou momentos críticos.

"Morri quatro vezes", afirmou o ex-lutador em seu depoimento. "É como se fosse um filme. É ridículo. Então, eu só morri quatro vezes ou o monitor cardíaco parou por cerca de 20 segundos. Isso não é ideal. Eu fiz um transplante duplo de pulmão, consegui sobreviver, ganhando bastante força, reaprendendo a usar tudo", declarou.

O impacto físico da doença e do procedimento foi severo. Askren revelou uma drástica redução de peso nas últimas semanas. "Ontem, eu estava na balança, estou pesando 66 kg. Eu não peso 66 kg desde os 15 anos, perdi 22 kg em um período de 45 dias. Então, foi uma batalha. Obviamente, não me lembro da maior parte", disse.

Askren expressou gratidão pelo apoio recebido durante este período difícil. "A demonstração de amor da comunidade do Wrestling foi incrível, foi tão bom. Estou mais motivado do que nunca para retribuir e fazer o que posso. Eu amo vocês, eu agradeço a vocês. Tem sido difícil, não só para mim, mas para toda a minha família e para a comunidade que me cerca. Eu agradeço e espero que vocês gostem da atualização", afirmou.

Carreira

Nascido em Wisconsin em 1984, Ben iniciou sua carreira esportiva no Wrestling. Ele conquistou medalha de ouro no Pan Americano da Guatemala em 2005 e chegou a participar das Olimpíadas de Pequim em 2008, onde foi eliminado na segunda rodada.

Em 2009, ele fez sua estreia no MMA. Askren passou pelo Bellator e ONE Fighting Championship e conquistou o cinturão das duas franquias. No UFC ele fez três lutas, teve duas derrotas e apenas um triunfo. Ele encerrou sua passagem no MMA em 2019, mas voltou aos holofotes em 2021 ao lutar boxe contra Jake Paul.