Com alívio, mas sem surpresa. Assim a direção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) afirmou ter recebido a notícia do cancelamento da etapa 2025 do BH Stock Car Festival, que seria realizada de 15 a 17 de agosto, no entorno do campus Pampulha.

O anúncio da suspensão da prova foi feito na noite de segunda-feira (7), pelos organizadores do evento, que alegaram dificuldades para garantir o cumprimento de padrões de segurança e de qualidade da prova em tempo hábil.

No entendimento da UFMG, esta era a medida mais correta a ser tomada. "A decisão é mais uma evidência de que o local não é adequado para sediar uma corrida automobilística, como ficou demonstrado nos vários estudos desenvolvidos no âmbito da Universidade e por outras instituições, como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais", destaca trecho de texto publicado no portal oficial da Universidade.

O texto também ressalta os impactos negativos que teriam sido provocados pela prova da Stock Car em 2024. "A primeira edição, ocorrida em agosto do ano passado, ocasionou grandes impactos científicos e ambientais, obrigando a UFMG a desembolsar mais de R$ 1 milhão para transferir animais do Hospital Veterinário, proteger os animais dos biotérios e proporcionar segurança para a comunidade. Pelo lado dos organizadores, nenhuma ação mitigatória foi empreendida até o momento", destaca outro trecho.

NADA CONTRA O ESPORTE

Na publicação, a Universidade ressalta que nunca foi contra a possibilidade de Belo Horizonte sediar o evento e ressaltou que a crítica era exclusivamente ao local escolhido para a montagem do circuito. "A UFMG, sua comunidade e os moradores da Pampulha nunca se posicionaram contrariamente à realização da corrida e sempre manifestaram disposição para ajudar a encontrar um local adequado para a realização da prova". 

Conforme o texto, a UFMG recebeu “irrestrito apoio” do Conselho Universitário e também contou com o respaldo do Ministério Público Federal, que interpôs várias ações questionando a realização da prova na Pampulha. “Nunca transigimos quando se trata de defender a ciência, o meio ambiente e o bem-estar da população”, afirma a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

A expectativa da UFMG é que a prova não ocorra mais na região da Pampulha e os organizadores encontrem um local mais adequado. “É fundamental que os organizadores, patrocinadores e o poder público se unam para garantir a realização desse evento em condições efetivamente sustentáveis”, acrescentou a reitora.

NOVOS RUMOS

Inicialmente, a etapa de Belo Horizonte da Stock Car foi transferida para Cascavel, no Paraná, onde será disputada em um autódromo, assim como ocorre nas demais etapas da modalidade automobilística. 

O fato de ser disputado em um circuito de rua era o grande diferencial da etapa de BH da Stock Car.

O contrato firmado entre a Prefeitura de Belo Horizonte e os organizadores da prova previa a realização de cinco edições do festival (de 2024 a 2028).