Neste sábado, Belo Horizonte vai receber a final nacional do Red Bull Dance Your Style, uma das maiores competições de danças urbanas do mundo. A partir das 13h, no parque das Mangabeiras, 16 dos maiores dançarinos do Brasil batalham em diversos estilos — hip hop, passinho de BH, vogue, e muitos outros — em busca do título e da vaga na final Mundial, em Los Angeles. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar ingressos no site do evento. (clique aqui).
Esta será a quarta edição da Red Bull Dance Your Style, mas a final na capital mineira é inédita. Com representantes do país inteiro batalhando, o público tem um papel bem maior do que espectador: é ele que decide quem vence as batalhas.
“O Red Bull Dance Your Style chega pela primeira vez na capital mineira e eu fiquei muito feliz e estar em um lugar que é referência para a cultura urbana nacional. Temos o rap daqui que é referência e agora temos o passinho de BH que está explodindo mundo afora. Vamos celebrar toda essa identidade que BH tem com a cultura urbana, sobretudo das danças. Temos marcos incríveis, como o viaduto Santa Tereza, então nada mais justo que coroar essa história linda celebrando com a cultura local”, explicou Pedrin Brum, curador do Red Bull Dance Your Style.
Nessa quinta-feira (10/7), um lançamento do evento no Mira BH reuniu vários nomes da dança, como Jess de Paula, Satya, Julia K Barni, André DB e Vick Pires. E alguns deles não só marcaram presença, mas ensinaram o público a dançar em diversos estilos e participaram de desafios de dança variados.
Dudu Sorriso, que entrou primeiro na pista representando a dança mineira característica chamada de ‘passinho de BH’, falou sobre a importância de um evento como este para consolidar o estilo mineiro de e fazer dança nas ruas.
“Em um evento desta magnitude e com este alcance, com certeza a dança chega em muitas pessoas que vão ver que o passinho de BH está incluso em várias outras danças que já são mais reconhecidas. É uma dança periférica, que vem da rua, e só de já ser periférica já é ato de expressão, um ato político, tirando vários jovens da periferia", falou o belo-horizontino.
“Acredito que aqui é um lugar de união porque a gente consegue conhecer outros artistas que a gente admira, construir e realizar sonhos. Na competição, conseguimos movimentar a cultura de rua desse jeito, deixando tudo mais forte ainda”, completou Dudu Sorriso.
Passinho de BH com raízes no RJ e Miami
Quem usa as redes sociais e acompanha os vídeos de dança já viu muitos conteúdos do passinho de BH. Entendido pelos dançarinos como um fenômeno bem mais coletivo do que individual, os principais expoentes da dança fazem questão de relembrar as origens do estilo, que vem ganhando cada vez mais espaço e identidade.
“Para falar de passinho de BH, acredito que tem que falar de RJ também, porque é onde começou tudo, mas Belo Horizonte está conseguindo cada vez mais criar identidade. Por mais que tenha muitos passinhos que são semelhantes ao do Rio de Janeiro, temos muitos que são novos”, comentou Dudu Sorriso.
“O passinho de BH tem como uma das maiores influências o Miami, que é uma dança que vem lá dos Estados Unidos. Nas periferias de Belo Horizonte ele foi ganhando mais força e ganhando uma nova corporalidade também, como uma agilidade e essa maneira de troca de peso no momento que está dançando”, completou.
Na final nacional deste sábado (12/7), o passinho estará representado por Pablinho MJ. Além dele, outros 15 competidores levarão seus próprios estilos, como Hip Hop, Waacking, Popping e Krump para os palcos e as batalhas. O único estilo urbano que não está presente é o Breaking, que já tem seu próprio evento, o Red Bull BC One.
Serviço
Red Bull Dance Your Style 2025 - Final Nacional
Local: Anfiteatro do parque das Mangabeiras
Horário: a partir de 13h
Ingresos: entrada gratuita, ingressos retirados no site da competição (https://www.redbull.com/br-pt/events/red-bull-dance-your-style-2025/)