Das ruas para as telas ao redor do mundo, o passinho vem ganhando espaço como uma das danças urbanas mais expressivas e em crescimento no Brasil. Seja no Rio de Janeiro ou em BH, os passos leves, descontraídos e cheios de balanço chamam a atenção nas redes sociais e em competições nacionais. Uma delas é o Red Bull Dance Your Style, cuja final nacional será na capital mineira neste sábado (12/7). 

Expoente do passinho do RJ e vencedor da edição de 2023 dessa competição, André DB, que viu suas danças gravadas para as redes sociais o levarem para trabalhos relevantes no Brasil e no mundo. À reportagem de O TEMPO, André falou sobre a trajetória do passinho carioca e o futuro da dança urbana no país.

“Sempre postei bastante de vídeo dançando na internet, e por esses posts fui convidado para participar do Rock in Rio, do Red Bull Dance your Style, de comerciais, etc. A dança tem bastante oportunidade na rede social. Muita gente me procurou para fazer aulas de passinho e, recentemente, me convidam para fazer parte de rodas de conversa, debates, workshop, showcase... Então, a rede social tá me movimentando bastante minha arte”, comentou o dançarino.

“Como embaixador do Red Bull Dance Your Style, tento sempre aumentar a visibilidade do passinho. Acredito que ele se encaixa nesse lugar, de arte e esporte, e isso vai ajudar bastante a dança a crescer”, continuou.

André DB | FOTO: DÉBORA ELISA / O TEMPO

Passinho: do RJ a BH

Quem gosta de dança e acompanha as redes sociais em BH com certeza já viu vários vídeos do chamado ‘passin de bh’, ou ‘passin malado’. Parte da cultura belo-horizontina, o passinho da capital mineira se inspirou no do Rio de Janeiro e uma mistura com Miami, mas vai caminhando com suas próprias pernas atualmente.

Os cariocas já têm mais de 25 anos de desenvolvimento do passinho do litoral, mas os mineiros estão ganhando cada vez mais espaço. André DB falou sobre onde o passinho de BH já chegou e, principalmente, quais novos caminhos consegue trilhar daqui para frente.

“Gosto muito das danças que utilizam bastante os pés, tem bastante técnica, bastante foot work, eu acho que o passinho Malado vem sendo bastante visto e eu gosto muito de mesclar essas duas danças, de uma certa forma, mas são corporalidades extremamente diferentes, porque o passeio do Rio de Janeiro é uma dança mais saltitada, mais para cima, mais expansiva, e o passinho de BH é uma dança com contratempos mais fechada”, explicou o dançarino, que também comentou sobre a vontade de passar mais tempo em BH para fazer um ‘intercâmbio’ com os artistas mineiros. 

“Acho que a galera tá sabendo utilizar bastante as redes sociais para dar espaço para a dança. Eu conheço o Dudu Sorriso, que é um dançarino que admiro, que dança passinho de BH, tem o Victinho, a Samara também. Vou aproveitar muito essa troca no Red Bull Dance Your Style.

Trajetória que vem da infância

Se hoje é ele quem ganha a vida levando a dança pela internet, foram justamente outros dançarinos que o influenciaram pelas redes. Desde criança, o interesse de André pela dança era intenso. “Meu irmão também dançava o funk das antigas, então desde pequeno me interessava. Fui aprendendo algumas movimentações de passinho e hip hop, praticando por conta própria mesmo. Comecei a participar de competições, projetos sociais, de bondes — faço parte dos Dançarinos Brabos, House of Império e House of Revlon — e minha história começou aí”, contou.

E a dança levou para lugares inimagináveis, dentro e fora do Brasil. “Fui convidado para ir para a França em 2019 ministrar um workshop, depois participei de um campeonato que usei uma máscara do Black Panther que foi bem marcante, em 2023 recebi o convite para participar da primeira edição do Red Bull Dance your Style no Brasil. Fui para a Alemanha, conheci pessoas incríveis que me inspiraram muito. Desde então já dancei com a Anitta, com Mariah Carey no rock in rio, Ludmilla”, relembrou André DB, que tem pouco mais de 63 mil seguidores somente no Instagram.

Dudu Sorriso, dançarino do passinho de BH | Foto: FLAVIO TAVARES / O TEMPO