Os três times mineiros que disputam a SuperLiga Unificada de Futebol Americano retornam a campo neste sábado (16/8) para a disputa da 2ª rodada. Após terem estreado na competição como mandantes, Galo FA, Cruzeiro FA e Locomotiva agora viajam para enfrentar adversários complicados, mas com a expectativa de voltar para casa com a vitória. Mas cada representante mineiro terá desafios distintos que prometem testar a força e resiliência. 

Cenários contrastantes na estreia

A primeira rodada da fase sudeste da Superliga marcou performances distintas para os clubes mineiros. O Locomotiva FA teve uma estreia de gala em casa, impondo-se com autoridade sobre o Flamengo Imperadores e vencendo por expressivos 33 a 13. Uma vitória categórica que demonstra a ambição da equipe em brigar pelas primeiras posições da competição.

Por outro lado, Cruzeiro FA e Galo FA iniciaram suas jornadas com resultados que exigem recuperação imediata. O Cruzeiro, em um embate apertado, foi surpreendido pelo Guarulhos Rhynos, perdendo por 9 a 7. Ja o Galo FA, em mais um jogo decidido por poucos pontos, sucumbiu diante dos Spartans Football por 17 a 14. Ambas as derrotas, especialmente para times paulistas, acendem um alerta e impulsionam a necessidade de respostas rápidas nesta segunda rodada.

Locomotiva terá 'prova de fogo' no Rio de Janeiro

Embalado pela convincente vitória na estreia, o Locomotiva FA viaja até Mangaratiba, no Rio de Janeiro, para enfrentar o Vasco Almirantes às 14h, no Estádio Municipal. Apesar do bom início, o técnico Alexandre Ribeiro adota um discurso cauteloso, reconhecendo a envergadura do adversário.

"Espero um jogo duro contra uma equipe tradicional do futebol americano nacional", declarou Ribeiro. O treinador pontuou a necessidade de ajustes operacionais para o próximo compromisso. "Precisamos corrigir alguns pontos operacionais que erramos no primeiro jogo, como substituições, por exemplo. Além disso, precisamos executar melhor algumas jogadas específicas para evitar situações de 3ª e longa." A disciplina tática e a eficiência na execução serão chaves para o Locomotiva manter o ritmo vitorioso em território adversário.

Galo FA quer resgatar a confiança contra o Weilers

O Galo FA, por sua vez, busca a primeira vitória na Superliga contra o Rio Preto Weilers, às 17h, no Campo Parque Estorial, em São José do Rio Preto. A equipe alvinegra, que também perdeu na estreia, chega motivada a reverter o quadro e mostrar a força de seu elenco. O vice-presidente Eddie Aragão sublinhou a dedicação do time e a simbologia de vestir o manto atleticano.

"Sabemos da responsabilidade de vestir essa camisa e representar o nome do Galo em cada jogo. Trabalhamos duro nas últimas semanas, corrigimos erros e ajustamos nosso sistema para este desafio", afirmou Aragão. A crença no grupo é um dos pilares para a reação. "Agora é hora de transformar todo esse esforço em resultado dentro de campo. Acreditamos muito no nosso grupo e vamos lutar até o último segundo pelo resultado positivo. Este é o momento de mostrar que o Galo nunca joga sozinho", completou o dirigente, reforçando o espírito de luta que caracteriza o clube.

Cruzeiro FA vai à São Paulo em busca da reabilitação

Para o Cruzeiro FA, a segunda rodada reserva um desafio de peso contra o tradicional Corinthians Steamroller, às 18h, no CT Parque São Jorge, em São Paulo. Após a derrota por margem mínima na estreia, o técnico Dan Muller analisou com franqueza o revés e a dificuldade do próximo duelo.

"Foi uma batalha difícil contra o atual campeão brasileiro, um adversário muito forte e com uma organização muito boa! Porém foi uma vitória que deixamos escapar no final, erramos em detalhes o que acabou nos prejudicando. Faltou fechar o jogo quando tivemos a oportunidade", lamentou Muller. Em um cenário de recuperação, a postura da equipe precisa ser impecável. "Correr atrás contra o Corinthians em São Paulo é um jogo difícil contra uma equipe tradicionalíssima do Futebol Americano Brasileiro; vamos precisar jogar bem os quatro quartos se quisermos voltar para Minas com a vitória e continuarmos na batalha para a classificação para os playoffs!", enfatizou o técnico, ciente da importância de pontuar fora de casa.

A segunda rodada é encarada como um divisor de águas para os times mineiros. Enquanto o Locomotiva tem a chance de consolidar seu bom início e se firmar como um dos protagonistas, Cruzeiro e Galo enfrentam a urgência de reverter a situação e conquistar seus primeiros pontos, essenciais para a corrida aos playoffs.

O que é a SuperLiga de FA?

Organizado pela Confederação Brasileira de Futabol Americano (CBFA), a SuperLiga de FA é a competição que unificou a Liga BFA e o Campeonato Brasileiro, duas competições que até o ano passado eram disputadas pelas principais equipes brasileiras. 

Fruto da união entre a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) e a Liga BFA, a SuperLiga FA terá em sua primeira edição, 61 equipes, 155 jogos e quatro divisões (D1, D2, D3 e Feminina). A competição que teve início no dia 5 de julho, marca um novo capítulo para a modalidade no país.