O Cruzeiro Basquete vai disputar o Novo Basquete Brasil (NBB) na temporada 2025/26. A equipe azul foi confirmada como nova integrante do torneio na última terça-feira (5), pela Liga Nacional de Basquete, organizadora da competição. Com isso, o time estrelado se junta ao KTO Minas como segundo representante de Minas Gerais na competição.

A confirmação veio após diversas reuniões e um processo de avaliação técnica, econômica e de gestão conduzido pela Liga Nacional de Basquete. Inicialmente, a equipe celeste disputaria novamente a Liga Ouro, por ter sido a vice-campeã do torneio de acesso na última temporada (só o campeão sobe para o NBB). Mas após a equipe de Campo Mourão deixar a sua vaga no Novo Basquete Brasil, o time celeste foi selecionado para participar da principal competição de basquete do país. 

O Cruzeiro Basquete foi fundado em 2021 e chegou à final de todas as competições profissionais que disputou até hoje. Entre os feitos do time, estão o título do Campeonato Brasileiro de Clubes 2023, organizado pela CBB, e o vice-campeonato na Liga Ouro. 

O NBB 2025/26

A temporada 2025/26 do Novo Basquete Brasil vai começar no dia 18 de agosto. Sete estados brasileiros e o Distrito Federal têm representantes no torneio, que traz novidades, como a volta do Rio Claro Basquete (SP) e a chegada de novatos, como Basket Osasco (SP), campeão da Liga Ouro, e o próprio Cruzeiro Basquete, vice-campeão da Divisão de Acesso ao NBB CAIXA. 

Também estarão na briga pelo título Bauru Basket (SP), Botafogo (RJ), Caixa Brasília (DF), Caxias do Sul (RS), Corinthians (SP), Fortaleza Basquete Cearense (CE), Flamengo (RJ), KTO Minas (MG), Mogi Basquete (SP), Pato Basquete (PR), Paulistano (SP), Pinheiros (SP), Sesi Franca (SP), Mr. Moo São José Basketball (SP), CEISC União Corinthians (RS), Unifacisa (PB) e Vasco da Gama (RJ).  

Será o maior número de equipes participantes na história do NBB.

“É um momento de muita alegria para a LNB. Dois anos depois de termos batido o recorde de participantes, agora na edição 2025/26 estamos passando desse número e totalizando em 20 clubes. Isso mostra que o crescimento sólido que o NBB CAIXA vem apresentando em 18 temporadas é um dos sinais de que o basquete vem crescendo”, afirma Rodrigo Montoro, presidente da Liga Nacional de Basquete.  

Formato de disputa

O NBB Brasil 2025/26 será disputado por 20 clubes na fase de classificação, em turno e returno, com todas as equipes se enfrentando em jogos de ida e volta. Os 16 melhores colocados avançam para o mata-mata, que terá séries melhores de cinco jogos em todas as fases, incluindo a grande final

Mas o mata-mata tem uma novidade em relação às temporadas anteriores. As séries melhores de cinco serão disputadas no sistema 1-2-2, com os jogos 1, 4 e 5  realizados na casa do time de melhor campanha primeira fase, enquanto os jogos 2 e 3 ficam com mando da equipe de campanha inferior.

Outra novidade dessa edição está relacionada ao rebaixamento. Ao final da fase de classificação, os dois últimos colocados serão automaticamente rebaixados para a Liga Ouro do ano seguinte. Só o campeão da Liga Ouro de 2026 conquistará o direito de disputar o NBB 2026/2027.