O brasileiro Alison do Santos fez história para o atletismo brasileiro na noite desta terça-feira (19), em Eugene, no estado norte-americano do Oregon. Aos 22 anos, o paulista foi campeão do mundo nos 400 metros com barreira, vencendo a prova com o tempo de 46.29, estabelecendo o novo recorde da competição e também o terceiro melhor tempo da história da prova. Foi também o melhor tempo da carreira do brasileiro.

Alison dos Santos, o Piu, ingressou na prova como um dos favoritos. Ele já havia conquistado o bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano passado. Esta é a segunda medalha de ouro da história do atletismo em campeonatos Mundiais. Antes a única campeã era Fabiana Murer, que venceu o salto com vara em 2011.

O recorde mundial dos 400 metros com barreiras é do norueguês Karsten Warholm, que competiu com Alison na prova desta terça-feira (19). Em Tóquio, no ano passado, o norueguês bateu 45.94. Piu ja cravou que vai em busca da marca. O brasileiro está invicto no ano e é uma das grandes esperanças do esporte brasileiro.

"Essa marca é possível. Parecia distante, mas não é mais. Sabemos o que temos de melhorar, o que precisamos evoluir. A pergunta não é essa mais, e sim quando vamos chegar ao recorde mundial", declarou Alison, em entrevista ao SporTV. 

O pódio em Eugene foi completado com dois atletas da casa, os norte-americanos Raí Benjamin, com a prata, e Trevor Bassitt, com o bronze. Karsten Warholm terminou em sétimo.