Tênis

Bia Haddad supera Jabeur e alcança feito histórico em Roland Garros

Brasileira é a primeira a avançar à semifinal do Grand Slam em 55 anos e garante top-10 mundial pela primeira vez

Por Débora Elisa
Publicado em 07 de junho de 2023 | 08:50
 
 
 
normal

De forma heroica, Bia Haddad arrancou uma virada impressionante contra a tunisiana Ons Jabeur nas quartas de final de Roland Garros para avançar e seguir viva na briga pelo título. Fazendo história na terra batida de Paris, a brasileira começou perdendo no primeiro set, mas virou a partida e venceu por 2 sets a 1 (parciais 3/6, 7/6 e 6/1), avançando, pela primeira vez em sua carreira, a uma semifinal de Grand Slam.

O duelo da semi ainda aguarda definição. Na manhã dessa quarta-feira (7/6), Swiatek e Coco Gauff brigam pela última vaga no top-4 na França. A partida será já na quinta-feira (8/6), às 11h15.

A adversária era difícil, uma das mais brilhantes e habilidosas da competição. Ons Jabeur, atual número 7 do ranking mundial, é conhecida por ter uma variação muito grande de golpes e só havia perdido um set antes de se encontrar com Bia.

Mesmo 'zebra' no duelo, a brasileira conseguiu segurar a pressão, apagou os erros do início da partida e, com muita força física, pressionou a adversária até quase o limite nos dois últimos sets para fazer história. Essa foi, também, a primeira vez em que Bia conseguiu superar a tunisiana. Em outros dois confrontos, a adversária havia vencido por 2 a 0.

"Primeiramente, gostaria de agradecer a todos que vieram hoje para torcer por mim, especialmente os brasileiros. Esse é o tênis. Trabalhamos o ano inteiro para estar nesses momentos. Ela é uma das melhores tenistas do mundo, e hoje estou muito orgulhosa de mim e do meu time", falou Bia após a vitória.

"Ela é uma ótima pessoa e tenista. Representa muito bem para nós, mulheres. Não é fácil jogar contra ela, ela é 'traiçoeira' às vezes, porque você espera que ela vai dar um golpe e ela dá outro. Não é fácil manter o ritmo em um jogo de quase três horas, e o meu jogo foi esse, tive paciência e acreditei no meu corpo para aguentar a partida", comentou a brasileira.

A vitória da paulistana volta a colocar uma tenista brasileira em uma semifinal de Roland Garros após 55 anos. Foi somente em 1968 que Maria Esther Bueno alcançou tal feito, no US Open. Além da vitória, Bia Haddad também fica no top-10 do ranking mundial (WTA) pela primeira vez. Atualmente, ela ocupa a 12ª colocação.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!