Mais uma campanha histórica para o Brasil na ginástica artística. Rebeca Andrade e Flávia Saraiva comandaram a festa brasileira de cinco medalhas nesta sexta-feira (15), no Pan-Americano, que está sendo disputado no Rio de Janeiro.

Flavinha foi campeã no individual geral, que contabiliza a soma dos quatro aparelhos - trave, solo, salto e barras - e também ficou com a medalha de prata no solo.

Rebeca Andrade, campeã olímpica no salto, ficou de fora do pódio nesse aparelho por uma decisão técnica de realizar apenas um dos saltos e se poupar para outras competições. A pontuação, porém, vale para a classificação da equipe. Ela também foi campeã nas barras e medalhista de prata na trave.

Além de Rebeca e Flavinha, as ginastas Júlia Soares, Christal Bezerra e Caroline Pedro integram a equipe brasileira que está na competição do Pan. Com a pontuação coletiva de 161,967, a equipe do Brasil superou as americanas e classificou na primeira colocação para a final por equipes, que será disputada neste domingo (17).

Com o resultado, o grupo brasileiro confirmou a vaga no Mundial de Giástica Artística, que será realizado na Inglaterra, em outubro deste ano.

Disputa masculina

Os homens da ginástica artística brasileira começam a disputa individual nos aparelhos ainda nesta sexta-feira (15), a partir das 20h. A disputa terá transmissão ao vivo pelo canal Sportv3.