Nesta quinta-feira (12), o Brasil começa a caminhada no Campeonato Mundial de handebol masculino. O caminho, porém, não vai ser nada fácil. Logo na primeira partida, os brasileiros enfrentam os anfitriões - e atuais campeões europeus - da Suécia, às 16h30 (horário de Brasília.

Disputado na Polônia e na Suécia, e a seleção brasileira tem, como principal objetivo no Mundial, ficar entre os oito melhores pela primeira vez. Historicamente, o melhor resultado foi em 2019, quando ficou em nono. Já a última campanha, em janeiro de 2021, foi marcada por desfalques e portões fechados devido à pandemia de Covid-19. Parando na fase de grupos, o Brasil terminou na 18ª colocação.

Fase de grupos

No Grupo C, o Brasil tem pela frente, além da Suécia, que ficou com o vice-campeonato no último Mundial, o Cabo Verde e Uruguai. A seleção africana surpreendeu ao chegar na semifinal do campeonato continental e aparece no Mundial pela segunda vez. Os rivais sul-americanos também fazem a segunda aparição no torneio, vindos de campanha de 24ª colocação em 2021.

Os três primeiros colocados de cada grupo avançam para uma segunda fase, com novos grupos - de seis seleções - formados. Cada seleção enfranta times que ainda não enfrentou na fase preliminar e os dois melhores avançam para o mata-mata, que começa nas quartas de final.

Os que não avançaram para a segunda fase de grupos disputam a President's Cup, um 'torneio consolação' para definir a colocação dos últimos lugares na tabela.

Elenco do Brasil

Para representar a seleção brasileira no Campeonato Mundial de Handebol, foram convocados os atletas:

Goleiros: Rangel Rosa e Leonardo Terçariol

Centrais: Leonardo Abrahão e João Pedro Silva

Pivôs: Rogério Moraes e Matheus Silva

Laterais: Raul Nantes, Thiago Ponciano, Thiagus Petrus, Hugo Bryan, Oswaldo Maestro e Gustavo Rodrigues

Pontas: Guilherme Torriani Jean Pierre Dupoux, Rudolph Hackbarth e Fábio Chiuffa

O técnico é o Marcus Tatá.

Tabela de jogos - Brasil

Pela primeira fase de grupos, o Brasil entra em quada três vezes. A primeira, já nesta quinta-feira (12). Confira a tabela completa:

12/01 - 16h30 - Brasil x Suécia
14/01 - 14h - Brasil x Uruguai
16/01 - 14h - Brasil x Cabo Verde

Nenhuma emissora brasileira comprou os direitos de transmissão do Campeonato Mundial de Handebol, por isso, os torcedores que quiserem acompanhar os resultados do Brasil devem acessar o site oficial da Federação Internacional de Handebol (IHF)