Representando o clube Bom Pastor de Juiz de Fora, o nadador paralímpico Gabriel Araújo, de apenas 17 anos, conseguiu superar a ansiedade durante sua primeira participação nos Jogos Parapan Americanos, em Lima, no Peru.

Mesmo com o nervosismo insistindo em aparecer, ele foi bem na sua primeira presença na competição continental para conseguir duas medalhas nas primeiras provas disputadas: prata 200m livre e bonze nos 50m costas. Entre esta quinta e domingo, ele cai na água novamente para as disputas nos 50m borboleta, 50m livre e 100m livre. 

"Foram dias intensos de competição. A adrenalina estava no último estágio nas primeiras provas, mas agora estou mais adaptado com essa atmosfera e com a pressão dentro da arena aquática. Estou controlando bem a ansiedade e os resultados estão vindo. Nos próximos dias subirei no bloco novamente para disputar as provas com as quais mais me saí bem nos últimos anos e alcancei recordes. Vou com tudo para cima desta provas e me doar ao máximo para conseguir trazer um ouro pro nosso país e fazer com que esse sonho fique ainda maior", conta o atleta, natural da cidade mineira de Corinto. 

O Brasil lidera o ranking de medalhas no Parapan, com boas chances de terminar a competição no lugar mais alto entre todos os países participantes.