Diferentemente de 2023, quando Verstappen venceu 19 de 22 GPs, a atual temporada da F1 ficou marcada pelo forte equilíbrio, sobretudo a partir da metade do campeonato. Além de Max Verstappen, outros seis pilotos subiram no topo do pódio em 2024: Carlos Sainz, Lando Norris, Charles Leclerc, George Russell, Lewis Hamilton e Oscar Piastri. Porém, o holandês da Red Bull foi dominante na primeira parte da disputa: venceu 7 das 10 corridas iniciais do ano.

Com a queda de rendimento da Red Bull e ascensão da McLaren, Lando Norris surgiu como a principal ameaça ao quarto título de Verstappen. Entretanto, a épica vitória do piloto no GP do Brasil, largando da 17ª posição, encaminhou o mundial a Max, que pode ser confirmado neste final de semana, no Grande Prêmio de Las Vegas, nos Estados Unidos.

O piloto holandês é o líder do campeonato com 393 pontos. Já o inglês Lando Norris aparece na segunda posição com 331. Portanto, 62 pontos separam os dois rivais. Vale ressaltar que ainda restam 86 pontos em disputa. Após o GP de Las Vegas restarão 60 disponíveis nas duas etapas restantes: Catar e Abu Dhabi.

Caso Norris diminua a diferença para 59 pontos, ou menos, nos Estados Unidos, a briga pelo título continua. Por outro lado, para ser campeão no domingo (24), Verstappen precisa cruzar a linha de chegada à frente do piloto da McLaren ou torcer para Norris terminar abaixo da 10ª posição, fora da zona de pontuação.

Caso os dois cheguem empatados na última etapa do campeonato, Verstappen superaria Norris no critério de desempate, já que o holandês possui mais vitórias que o inglês no ano.

Formato de pontuação da F1:

1 - 25 pontos
2 - 18 pontos
3 - 15 pontos
4 - 12 pontos
5 - 10 pontos
6 - 8 pontos
7 - 6 pontos
8 - 4 pontos
9 - 2 pontos
10 - 1 ponto

O piloto que cravar a volta mais rápida e terminar entre os 10 primeiros, ganha um ponto extra. Lembrando que a largada do Grande Prêmio de Las Vegas será na madrugada de domingo (24), às 3h, no Las Vegas Street Circuit.