A Ferrari anunciou a renovação do contrato de Fred Vasseur como chefe da equipe de Fórmula 1. A decisão foi confirmada nesta quinta-feira (31), encerrando especulações sobre o futuro do dirigente francês na escuderia italiana. O novo acordo estenderá a permanência do francês para além do contrato atual, que terminaria em 2025.

Vasseur deverá permanecer no comando da equipe por mais três temporadas a partir de 2026, após rumores de que seria substituído por Christian Horner, ex-chefe de equipe da Red Bull Racing. Se cumprir integralmente o novo contrato, ele se tornará o chefe com maior longevidade na Ferrari desde Stefano Domenicali, que liderou a equipe entre 2008 e 2014.

O heptacampeão Lewis Hamilton, que realiza a primeira temporada representando a Ferrari, expressou confiança no trabalho do italiano. "Fred foi quem me trouxe para cá porque queríamos trabalhar juntos", disse Hamilton durante coletiva que antecede o GP da Hungria, realizado neste fim de semana. "Eu continuo entendendo exatamente como ele trabalha, e tenho plena confiança em Fred", afirmou.

Já o monegasco Charles Leclerc destacou a capacidade do chefe na gestão da Scuderia. "Acho que a beleza da Ferrari é o fato de que, emocionalmente falando, ela é sempre bastante intensa, mas também pode nos prejudicar de algumas maneiras, especialmente quando chegam tempos difíceis. E o Fred sempre teve um sangue-frio nesses momentos e ajudou a equipe a ser um pouco mais lúcida", disse o piloto.

Um dos principais focos do trabalho de Vasseur tem sido proteger a equipe de pressões externas. O dirigente chegou a confrontar a imprensa italiana sobre o clima de crise constante criado em torno da equipe de Maranello, apesar das diversas mudanças de pessoal ao longo dos anos. Vasseur comparou a situação com as equipes britânicas. "As equipes inglesas têm períodos difíceis e conseguem trabalhar tranquilamente para encontrar soluções", declarou o chefe francês.

GP da Hungria

As equipes de Formula 1 já estão na Hungria para a 14ª etapa do campeonato mundial de 2025 neste fim de semana. A Ferrari demonstra otimismo com as atualizações técnicas introduzidas nos Grandes Prêmios da Áustria e da Bélgica, que proporcionaram maior flexibilidade aos pilotos no acerto dos carros.