Oscar Piastri segue liderando o campeonato de Fórmula 1 de 2025, e amplia a vantagem em cima do companheiro de equipe, Lando Norris, com a vitória no Grande Prêmio da Bélgica. O pódio do circuito de Spa-Francorchamps é completo por Norris e Charles Leclerc, da Ferrari. É a oitava vitória de Piastri na Fórmula 1, sendo a sexta do australiano nesta temporada.

Adiado por mais de uma hora devido às condições climáticas na região, o GP teve um começo lento. Após a volta de apresentação, uma bandeira vermelha suspendeu a largada oficial e os pilotos foram para os boxes. Largando do pit-lane, todas as 44 voltas previstas para o circuito foram realizadas, sendo as quatro primeiras sob regime de safety-car.

Logo na relargada, quando o carro de segurança deixou a pista, Piastri superou o companheiro de equipe. O australiano, que chegou à Fórmula 1 em 2023, tem se destacado em relação ao inglês, na modalidade desde 2019. Os dois protagonizam uma disputa eletrizante pela liderança do Campeonato de Pilotos de 2025, com Piastri abrindo vantagem aos 266 pontos – e a McLaren já garantida no de Construtores, com quase 500.

Além da disputa entre os pilotos da McLaren, outra briga aguardada era pela terceira posição. Leclerc conseguiu uma boa classificação e largou em terceiro, logo a frente do tetracampeão, Max Verstappen. O piloto da Red Bull tentou inúmeras ultrapassagens ao longo da corrida, sempre bem próximo ao monegasco, mas o carro da Scuderia Ferrari acabou se dando melhor no circuito molhado de Spa-Francorchamps.

Outro destaque da corrida foi Lewis Hamilton, que também defende a equipe italiana. O heptacampeão enfrentou um fim de semana complicado, em uma temporada mais complicada ainda. Classificado entre os últimos para a corrida sprint realizada no sábado e para a corrida de domingo. Já programado para largar do pit lane após perder a volta rápida da classificação regular, o inglês conseguiu escalar o pelotão e saiu da 18ª para a 7ª posição.