O ex-piloto brasileiro de Fórmula 1, Tarso Marques, foi preso em flagrante na madrugada deste domingo (31/8) em São Paulo. O ex-atleta de 49 anos foi detido por conduzir um veículo com registro de apropriação indébita. Marques competiu na F1 entre 1996 e 2001, quando chegou a ser colega de equipe do então estreante Fernando Alonso, disputando 24 GPs pela equipe Minardi.

Segundo a Polícia Militar, o automóvel conduzido pelo ex-piloto possuía um registro de apropriação indébita, além de restrições judiciais e licenciamento atrasado desde 2013. O veículo acumulava aproximadamente R$ 1,3 milhão em débitos de IPVA e multas. Marques foi autuado em flagrante no 14º DP por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Trajetória na Fórmula 1

A carreira de Marques na principal categoria do automobilismo foi exclusivamente com a equipe Minardi e marcada por interrupções. O jovem piloto recebeu convite de Giancarlo Minardi para testar um carro da equipe após vencer uma etapa da F-3000 com a DAMS no circuito do Estoril, em Portugal, e realizou um teste em dezembro de 1995.

A estreia do brasileiro na principal categoria do automobilismo veio durante o Grande Prêmio de Interlagos, em 1996. Marques disputou somente esta e a etapa seguinte do Mundial de Fórmula 1 daquele ano, realizada na Argentina, antes de ser substituído por Giancarlo Fisichella.

Marques retornou à equipe durante o Mundial de 1997, quando substituiu o italiano Jarno Trulli, também pela Minardi. O brasileiro disputou as dez últimas etapas, a partir do GP da França e alcançou um décimo lugar em Silverstone, melhor colocação na Fórmula 1 até então.

Marques ficou ausente das pistas da F1 entre 1998 e 2000. Durante o período, a Minardi passou por algumas reformulações no quadro de pilotos. As diferentes formações nos três campeonatos contaram com Shinji Nakano e Esteban Tuero em 1998, Luca Badoer e Marc Gené em 1999, e Gené e Gastón Mazzacane em 2000.

De volta à Fórmula 1 em 2002, ao lado do então estreante Fernando Alonso, Marques realizou sua temporada mais longa  na categoria, com 13 corridas. O atleta brasileiro conquistou os melhores resultados na F1 neste ano: dois nonos lugares, nos GPs do Brasil e do Canadá. Apesar disso, ele foi substituído antes do fim da temporada e anunciou a saída definitiva da categoria em 2002.

Durante os 24 Grandes Prêmios que disputou na Fórmula 1, Marques não marcou pontos. À época, o sistema de pontuação premiava apenas os seis primeiros colocados em cada corrida.