O Grande Prêmio de Monza nem começou e Lewis Hamilton já recebeu uma penalidade de cinco posições no grid de largada da corrida italiana, pouco após abandonar a corrida da Holanda, neste domingo (31/8), em mais um fim de semana decepcionante para a Ferrari. Conforme decisão dos comissários, o heptacampeão violou uma bandeira amarela antes do início da corrida e será penalizado na próxima semana.
Ao lado de Michael Schumacher como maior campeão da Fórmula 1, o inglês tem enfrentado uma temporada difícil no ano de estreia na Scuderia. Neste domingo, Hamilton bateu após perder controle do carro na terceira volta do circuito de Zandvoort. Algumas voltas depois, foi a vez do companheiro de equipe, Charles Leclerc, bater em Kimi Antonelli, da Mercedes, no mesmo trecho da pista, deixando os dois pilotos da Ferrari fora da corrida.
Na próxima semana, a equipe tem a segunda corrida em casa na temporada e, como já confirmado, Hamilton irá perder cinco posições na classificação. Segundo a decisão dos comissários, disponível horas após a corrida, o heptacampeão cometeu uma transgressão das regras da FIA relacionadas às bandeiras amarelas acenadas duas vezes durante as voltas de reconhecimento pré-corrida na Holanda. A demora na decisão teria relação com a análise de telemetria da FIA e da Ferrari.
“Os dados mostraram que o piloto entrou no setor amarelo duplo aproximadamente 20 km/h menos do que sua velocidade no mesmo ponto nas sessões de treinos, reduziu a aplicação do acelerador na ordem de 10% a 20% e levantou e freou 70 metros antes ao entrar no pit lane. Não consideramos que uma redução de 20 km/h na velocidade em um setor amarelo com duas faixas de rodagem constituísse uma redução 'significativa' de velocidade. Também não consideramos a velocidade com que o piloto entrou na pista de entrada dos boxes como uma redução 'significativa'", diz o texto sobre a penalidade.
Ainda conforme o comunicado dos comissários da FIA, "as diretrizes de penalidade para tal infração normalmente resultariam em uma penalidade de 10 posições no grid na corrida seguinte". Apesar disso, eles afirmam que Hamilton "tentou reduzir a velocidade e frear antes do previsto" e que, pelas "circunstâncias atenuantes", deixaram a penalidade em cinco posições no grid.