A brasileira Marta está entre as cinco finalistas ao prêmio de Melhor Jogadora da Temporada na National Women’s Soccer League (NWSL), a principal liga de futebol feminino dos Estados Unidos. Defendendo o Orlando Pride, a camisa 10 marcou dez gols na temporada e também concorre ao título de melhor meio-campista da competição.
Além de seu desempenho individual, a seis vezes a melhor jogadora do mundo em seis foi peça-chave na conquista do Supporters’ Shield pelo Orlando Pride, troféu concedido ao time com a melhor campanha na fase de classificação. Na abertura dos playoffs, em 8 de novembro, o Pride venceu o Chicago Red Stars por 4 a 1, com Marta contribuindo com um gol.
Os prêmios individuais da NWSL são definidos por meio de votação que envolve jogadoras (40% dos votos), proprietários e técnicos (25%), jornalistas (25%) e torcedores (10%). As vencedoras serão anunciadas antes da final da NWSL, agendada para 23 de novembro.
Na disputa pelo prêmio de MVP da liga, Marta concorre com sua colega de equipe, a atacante zambiana Barbra Banda, vice-artilheira da NWSL com 15 gols. Outras concorrentes incluem Thabita Chawinga, do Kansas City Current, artilheira do campeonato com 21 gols; e as americanas Trinity Rodman, do Washington Spirit, e Sophia Smith, do Portland Thorns.
Entre as meio-campistas, Marta disputa o prêmio com Croix Bethune (Washington Spirit), Vanessa DiBernardo (Kansas City Current), Lo’eau LaBonta (Kansas City Current) e Ashley Sanchez (North Carolina Courage).
No próximo domingo, 17 de novembro, o Orlando Pride enfrentará o Kansas City Current, de Debinha, na semifinal do torneio. O outro confronto decisivo será entre o atual campeão Gotham, da lateral Bruninha, e o Washington Spirit.
Time de Mata briga pelo título nacional
No próximo domingo (17/11), o time de Marta e das também brasileiras Angelina e Adriana irá encarar o Kansas City Current, de Debinha, pela semifinal do torneio estadunidense. O outro confronto decisivo será entre o atual campeão Gotham, da lateral Bruninha, e o Washington Spirit.