A partida entre Grêmio e River Plate, válida pela semifinal da Brasil Ladies Cup, que aconteceu na noite desta sexta-feira (20), no Estádio Canindé, em São Paulo, foi encerrada ainda no primeiro tempo após uma confusão motivada por gestos racistas de Candela Díaz, jogadora do time argentino.

Após as gremistas empatarem a partida em 1 a 1 no fim da primeira etapa, houve uma confusão onde Candela Díaz fez gestos racistas a um gandula que trabalhava na partida. As jogadoras do Grêmio foram defender o profissional e também foram vítimas de palavras e gestos racistas. Na confusão, a partida foi interrompida e seis jogadoras do River acabaram expulsas, dando fim ao jogo.

Em nota publicada no site oficial, o Grêmio repudiou o ocorrido e informou que foi registrado um boletim de ocorrência, com o objetivo de punir as responsáveis.

"Viemos a público manifestar a nossa indignação com os fatos ocorridos durante o jogo contra o River Plate pela última rodada da fase de classificação da Brasil Ladies Cup, na noite desta sexta-feira, no estádio Canindé, em São Paulo. (...) Lamentamos profundamente o episódio e nos solidarizamos com o gandula e as atletas que foram agredidas de maneira inadmissível e intolerável. (...) Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia responsável e faremos todo o possível para que o caso resulte em punição para as responsáveis", diz a nota.

O River Plate utilizou as redes sociais para repudiar os gestos discriminatórios e comunicou que está tomando as medidas disciplinares correspondentes. Além disso, informou que seguirá trabalhando para erradicar esses tipos de condutas.

A organização da Brasil Ladies Cup também se manifestou sobre o ocorrido, repudiando os episódios de racismo e informou que, após reunião na manhã deste sábado (21), "decidiu aplicar a pena máxima prevista no artigo 26 do regulamento da competição, confirmando a eliminação do River Plate da edição 2024 e a suspensão da equipe por 2 (dois) anos".

Por conta do encerramento da partida pelas seis expulsões das jogadoras do River Plate durante a confusão, o Grêmio foi declarado vencedor por 3 a 0. As Gurias Gremistas vão enfrentar o Bahia na decisão da competição, que acontece neste domingo (22), às 16h, no Estádio do Canindé.