O Santos conquistou o título do Brasileirão Feminino A2 2025. Neste sábado (30), as Sereias da Vila empataram por 1 a 1 com o Botafogo, na Vila Belmiro. Com a vitória por 1 a 0 no jogo de ida, o Peixe garantiu o troféu com o placar agregado de 2 a 1.
Além dos duelos da final, Santos e Botafogo já haviam se enfrentado na fase de grupos, já que ambas compuseram a Chave A. Na ocasião, o Santos venceu por 3 a 1, no Jayme Cintra, em Jundiaí (SP).
A partida
O Santos começou melhor o jogo e criou boas oportunidades com Thaissinha, camisa 10 que comandava o ataque. Aos 19 minutos, a jogadora lançou Analuyza, que cruzou para Laryh, mas a atacante cabeceou para fora.
Após o susto, o Botafogo cresceu no jogo e, aos 30 minutos, Carol foi derrubada dentro da área. Na primeira cobrança de pênalti, a goleira santista defendeu, mas a arbitragem mandou repetir a cobrança, apontando que a arqueira havia se adiantado. Na segunda tentativa, Carol marcou, abrindo o placar e reacendendo as esperanças das Gloriosas. Com o gol, o agregado ficou 1 a 1, o que poderia levar a decisão para os pênaltis.
No segundo tempo, o equilíbrio permaneceu e as duas equipes tiveram boas chances. A partir dos 34 minutos, o Santos aumentou a pressão e, com gol de Carol Baiana, igualou novamente o placar da partida, mantendo o resultado até o fim e confirmando o título.
Acesso à Série A1
Além do Santos e do Botafogo, Fortaleza e Atlético-MG garantiram o acesso ao Brasileirão Feminino A1 de 2026, após chegarem às semifinais da Série A2.