A Fifa, entidade máxima do futebol, revelou nesta quinta-feira (14) o novo modelo do troféu que será usado no Mundial de Clubes 2025, marcado para acontecer entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2025 nos Estados Unidos. O anúncio foi feito nas redes sociais em parceria com os clubes que já têm presença confirmada na competição. A Tiffany & Co., grife norte-americana de joias, será a responsável pela produção da taça.
Os representantes brasileiros já garantidos no “Super Mundial” são: Flamengo, Fluminense e Palmeiras. Resta apenas a confirmação de uma equipe, que será justamente mais uma do Brasil e sairá da final da Copa Libertadores entre Atlético e Botafogo, marcada para acontecer em 30 de novembro.
Confira como ficou o novo troféu do Mundial de Clubes
"O troféu representa o futebol de clubes de todo o mundo — uma festa de esperança, excelência e orgulho, simbolizando a trajetória de cada clube, jogador e torcedor, unidos em sua paixão pelo esporte mais popular do planeta. Inspirado por explorações pioneiras, pela tabela periódica, pela astronomia e pelos históricos Discos de Ouro da missão espacial Voyager, cada reflexo dourado simboliza a incessante busca pela grandeza", disse a FIFA em comunicado.
Ainda, a nova taça conta com inscrições das 211 federações-membro da FIFA, representações vívidas do futebol e textos em 13 línguas e o Braille, para deficientes visuais.
Formato inédito e apelido de Super Mundial
Anunciado em 2019, o novo Mundial de Clubes da FIFA passa a ter 32 times competindo pelo título de campeão do mundo. A divisão será feita em oito grupos, considerando fatores esportivos e geográficos para a divisão.
Apelidado de “Super Mundial”, o torneio vai acontecer em 11 cidades dos Estados Unidos: Atlanta, Cincinnati, Charlotte, Los Angeles, Miami, Nashville, Nova York, Orlando, Filadélfia, Seattle e Washington.