A Kings League, uma competição de futebol sete da próxima geração liderada pelo ex-jogador Gerard Piqué, que reúne entretenimento e esporte, anunciou nesta semana uma rodada de investimento de 60 milhões de euros. O acordo foi liderado pela Left Lane Capital, uma empresa global de capital de risco, e pela Fillip, uma empresa de holding global focada em esportes e entretenimento. Cassius, um fundo em estágio inicial sediado em Atlanta, foi o único investidor anterior na empresa.
Sediada no México, a Kings World Cup 2024 terá duração de duas semanas e o pontapé inicial será no próximo dia 26 de maio. Serão 32 equipes competindo pelo título. A Copa do Mundo de futebol sete será liderada por Zlatan Ibrahimović, e contará com criadores de conteúdo e estrelas do futebol, incluindo Neymar, Francesco Totti, Rio Ferdinand, Eden Hazard, Mario Gotze, Andriy Shevchenko e outros.
32 equipos.
22 países.
1 campeón.#KingsWorldCup pic.twitter.com/7jpi3Ua0L3
"Quando lançamos a Kings League há um ano, tínhamos a ambição de transformar o esporte e o entretenimento em escala global. Este investimento não apenas valida o impacto e o potencial de nossa visão, mas também nos permite levá-la para o próximo nível. Estamos criando um ecossistema único e diferenciado, evoluindo o futuro do esporte e do entretenimento para uma nova dimensão que milhões de jovens ao redor do mundo querem fazer parte", disse o espanhol Gerard Piqué, fundador da Kings League.
A Kings League começou na Espanha no início de 2023 e, após lotar estádios como o Camp Nou do FC Barcelona e o Metropolitano do Atlético de Madrid durante seu ano inaugural, lançou a Kings League LATAM no México em fevereiro deste ano para iniciar sua expansão global.
Números
A liga atualmente possui mais de 13 milhões de seguidores em suas plataformas digitais, mais de 80 milhões de horas de conteúdo assistidas e mais de 82 milhões de visualizações no TikTok. Seu canal oficial no Twitch é o segundo mais assistido em espanhol no mundo, e no TikTok, é a liga de futebol mais assistida globalmente, com audiências maiores do que La Liga ou a Premier League.
These are the match-ups for Round 1 awaiting the Redemption Games.#KingsWorldCup pic.twitter.com/YIT4SwwOiY
— Kings League World (@_KingsWorld) May 6, 2024Regras
A Kings League adotou muitas ideias dos esportes americanos, como um modelo de liga fechada com propriedade de franquia de equipe, playoffs no final da temporada, sem jogos empatados e um Draft para cada equipe selecionar 10 de seus 13 jogadores do elenco, onde três vagas são reservadas para jogadores convidados, muitas vezes ex-jogadores profissionais de futebol.
Suas regras gamificadas incluem: começar o jogo como um 1 contra 1, adicionando um jogador a cada equipe a cada minuto até que a equipe completa esteja em campo, contando cada gol nos dois minutos finais do jogo como duplo, terminando jogos empatados com um 'shoutout' de um contra um para determinar um vencedor e ambas as equipes sorteando um 'cartão secreto' no início da partida que pode ser usado no segundo tempo.
Próximos passos
A Kings League planeja acelerar o crescimento global com a abertura de ligas em novos mercados. Este roteiro inclui o lançamento de ligas domésticas em importantes países europeus, América do Norte e Brasil durante 2024 e 2025, além de uma expansão para a Ásia em 2026.