A Colômbia venceu o Uruguai, por 1 a 0, e se classificou para a final da Copa América. O gol do confronto foi marcado por Lerma, de cabeça, após cobrança de escanteio de James Rodríguez, aos 38 minutos do primeiro tempo. A decisão da competição entre seleções será contra a Argentina, no próximo domingo (14 de julho), às 21h (de Brasília), em Miami, nos Estados Unidos.

A seleção colombiana busca o seu segundo título da competição. A única conquista foi na edição de 2001, quando superou o México na decisão. O torneio foi disputado na Colômbia. A Argentina, que venceu a última Copa do Mundo, é a seleção com mais títulos do torneio, ao lado do Uruguai. Os hermanos conquistaram 15 troféus.

Partidazo y SOLD OUT ✨

70644 personas están vibrando con Uruguay y Colombia en Charlotte 🇺🇾🇨🇴 pic.twitter.com/zstR0cZS85

— CONMEBOL Copa América™️ (@CopaAmerica) July 11, 2024

A partida

O confronto da semifinal começou com equilíbrio entre as seleções. Pelo lado colombiano, o atacante Luis Díaz, do Liverpool (Inglaterra), foi o destaque da equipe. Darwin Núñez, colega de clube de Díaz, foi o grande nome do Uruguai na etapa inicial. Apesar das boas chances criadas, ele desperdiçou três oportunidades de inaugurar o placar para a equipe do técnico Marcelo Bielsa.

Pressionada, a Colômbia cresceu na partida e marcou o gol da vitória aos 38 minutos do primeiro tempo. Em cobrança de escanteio de James Rodríguez, Lerma subiu mais alto que a defesa uruguaia e balançou as redes do adversário. Com a vantagem no placar, a seleção colombiana se manteve no campo de ataque, mas teve Muñoz expulso após acertar cotovelada em Ugarte, aos 45 minutos.

Segundo tempo

Mesmo com um jogador a mais em campo, o Uruguai não conseguiu passar pelo forte esquema defensivo da Colômbia. Em busca de gols, o técnico Marcelo Bielsa acionou o experiente Luis Suárez, de 35 anos. Aos 25 minutos do segundo tempo, ele recebeu a bola livre dentro da área e finalizou na trave.

A pressão uruguaia se intensificou nos minutos finais. Para segurar o resultado, o técnico da Colômbia, Néstor Gabriel Lorenzo, reforçou a defesa. O atacante Córdoba deu lugar para o zagueiro Mina. A estratégia do treinador ajudou a equipe e nos acréscimos a Colômbia finalizou na trave do Uruguai.

O confronto terminou com o placar da etapa inicial, 1 a 0, confirmando a classificação colombinada para a decisão contra a Argentina.

A adversária: Argentina

A Argentina, adversária da Colômbia, chegou à decisão após superar o Canadá, por 2 a 0, nesta terça-feira (9 de julho). Os gols da vitória foram marcados por Julián Álvarez, no primeiro tempo, e por Messi, na etapa complementar.