A Copa do Mundo de 2026 já tem sete seleções com o passaporte carimbado e a Argentina é o primeiro país sul-americano a se garantir. O primeiro Mundial que terá 48 equipes será disputado em três países (Estados Unidos, Canadá e México), todos, claro, já garantidos. Além dos países-sede, o Japão e o Irã já conquistaram duas vaga da Ásia, enquanto a Nova Zelândia carimbou no início desta semana a vaga direta da Oceania. A Argentina foi beneficiada pelo empate entre Bolívia e Uruguai nesta terça (25). Com isso, os bolivianos, atuais sétimos colocados, não podem ultrapassar os argentinos. Os seis primeiros da América do Sul garantem vaga direta.Já o Irã também confirmou a vaga nesta terça depois do empate em 2 a 2 com o Uzbequistão.

Como é a distribuição das vagas:

  • Europa - 55 times e 16 vagas diretas
  • África - 54 times e 9 vagas diretas (mais uma vaga na repescagem)
  • Ásia - 46 times e 8 vagas diretas (mais uma vaga na repescagem)
  • Concacaf - 35 times e 6 vagas diretas (mais duas vagas na repescagem)
  • Conmebol - 10 times e 6 vagas diretas (mais uma vaga na repescagem)
  • Oceania - 11 times e uma vaga direta (mais uma vaga na repescagem)

Como funcionam as eliminatórias:

  • África: 54 seleções estão divididas em nove grupos de seis equipes. Os vencedores de cada grupo vão para a Copa. Os quatro melhores segundos jogam uma nova etapa, que vai definir o representante nos playoffs.
  • América do Sul: As dez seleções se enfrentam em turno e returno. Os seis primeiros vão para a Copa. O sétimo joga a repescagem.
  • Ásia: Dividida em três fases, com formatos diferentes. A primeira em mata-mata e a segunda em fase de grupos, assim como a terceira, com três grupos de seis seleções cada. As duas melhores equipes de cada grupo vão para a Copa. Os terceiros e quartos colocados ficam em dois grupos de três equipes. Os vencedores de cada grupo se classificam para o Mundial e os segundos se enfrentam em partidas de ida e volta para determinar quem vai para a repescagem.
  • Concacaf (Américas Central e do Norte): Também dividida em três fases, sendo a primeira em mata-mata e a segunda em grupos. Na terceira e decisiva, 12 equipes estão dividas em três grupos de quatro. Os primeiros colocados vão para a Copa e os dois melhores segundos jogam a repescagem.
  • Europa: As 55 seleções estão divididas em 12 grupos (de quatro ou cinco equipes). O vencedor de cada um vai para a Copa. Os segundos colocados, além dos quatro melhores da fase de grupos da Liga das Nações 2024/2025 que não se classificaram em primeiro ou segundo nos grupos das Eliminatórias, jogam em mata-mata até restarem as últimas quatro seleções que vão para a Copa.
  • Oceania: O torneio foi disputado em três fases, com disputas eliminatórias na primeira fase e em dois grupos na segunda. Na última etapa, já encerrada, semifinais em jogo único classificaram Nova Zelândia e Nova Caledônia para a final. O vencedor, a Nova Zelândia, vai para a Copa. A Nova Caledônia jogará a repescagem.
  • Repescagem: Os playoffs serão disputados por dois países da Concacaf, um da Oceania (Nova Caledônia), um da Conmebol, um da Ásia e um da África. As quatro equipes com pior classificação no ranking da Fifa se enfrentam. Os vencedores enfrentam as duas equipes mais bem classificadas, com os vencedores dessas partidas se classificando.