De todas as coisas que realmente se destacam nesta Copa do Mundo de Clubes da FIFA nada se compara à possibilidade de utilizar os largos espaços ao redor dos estádios norte-americanos, em especial os do futebol deles, o da bola oval, para promover o que no país eles chamam de “tailgate”, que nada mais é do que aquele famoso churrasco entre amigos antes de a bola rolar.
Diferentemente da Copa do Mundo do Brasil, em 2014, onde a FIFA estabeleceu um rígido perímetro de demarcação do estádio — gerando inclusive protestos —, nos EUA, existe a área da entidade, mas os gigantescos estacionamentos oferecem uma possibilidade única de diversão pré-jogo.
Há por parte da entidade o incentivo ao transporte público, mas não há nada que limite o torcedor de se deslocar até o estádio de carro — o que tem sido feito por muitos. No MetLife, palco da final do Mundial de Clubes e da próxima Copa do Mundo, estacionar sai até mais caro que o próprio ingresso para jogos da primeira fase.
No ato da compra do ingresso no site oficial da FIFA, a entidade já oferece a opção de comprar o estacionamento. Enquanto as entradas estão variando de US$ 50 para baixo, parar o carro nas imediações do estádio pode chegar até a US$ 60.
Uma vez no espaço, está tudo liberado. Estacionou o carro e começa a festa, com os torcedores montando suas churrasqueiras e dando início à resenha.
“Estou aqui com os amigos. Não tem nada melhor do que poder fazer isso. Assar uma carne, beber, poder falar sobre o time, conversar e conhecer outros torcedores. É uma ótima medida da FIFA, espero que isso seja mantido para a Copa do próximo ano”, declarou o engenheiro Fábio Carvalho, torcedor do Flamengo.
O palmeirense Bruno Mota, fisioterapeuta, também aprova a iniciativa.
“É bom para chegar aqui cedo, já fugir do trânsito, viver esse clima de jogo podendo fazer uma confraternização entre os amigos. Dá até para bater uma bolinha”, brinca.
Para se ter ideia, o estacionamento do MetLife Stadium possui 27.500 vagas. Na Filadélfia, o Lincoln Financial Field e todo o complexo esportivo é capaz de receber 22 mil veículos. Nos dois casos, estações também suprem a demanda de transporte, localizadas a metros dos estádios. Em comparação, o Mineirão atual tem 2.800 vagas de estacionamento.