A Eurocopa feminina de 2025 se tornou o Campeonato Europeu Feminino com maior público da história, com 29 dos 31 jogos disputados com ingressos esgotados. Neste domingo (27), Inglaterra e Espanha disputam a final no estádio St. Jakob-Park, em Basel, na Suíça, com lotação máxima, recebendo mais de 34 mil pessoas.
O torneio já registrou 657.291 espectadores nos estádios, superando a marca anterior de 574.875 torcedores da edição de 2022 na Inglaterra. Cerca de 35% dos ingressos foram adquiridos por fãs internacionais, com mais de 160 nacionalidades representadas entre os portadores de bilhetes.
As quartas de final atraíram 112.535 pessoas, o maior público já registrado nesta fase. O recorde de público em uma partida de quartas foi quebrado duas vezes consecutivas: primeiro no jogo Espanha x Suíça em Berna, com 29.734 torcedores, e depois superado em Basel, onde 34.128 pessoas assistiram ao confronto entre França e Alemanha.
O engajamento se estendeu para além dos estádios. As Fan Zones nas cidades-sede receberam mais de 1 milhão de visitantes. Mais de 95 mil torcedores participaram das caminhadas pré-jogo, incluindo 20 mil pessoas em Berna antes da partida entre Suíça e Espanha. O programa "Get Trained Save Lives" da UEFA capacitou mais de 10 mil visitantes em técnicas de ressuscitação cardiopulmonar.
"A UEFA Women's EURO 2025 marcou um grande marco na evolução do futebol feminino. Com público recorde, cobertura midiática excepcional e interesse global sem precedentes, o torneio capturou a atenção do mundo. O sucesso do torneio também demonstra nosso investimento contínuo e significativo no futebol feminino, refletindo nosso compromisso de longo prazo com seu crescimento. Estamos orgulhosos do notável progresso alcançado no futebol feminino – mas isso é apenas o começo. A paixão, energia e impulso vistos nas últimas semanas ajudarão a impulsionar o futebol feminino em direção a um futuro ainda mais inclusivo e promissor em toda a Europa e no mundo", declarou Aleksander Čeferin, presidente da UEFA.
Nadine Kessler, diretora de futebol feminino da UEFA, também destacou o feito. "As expectativas eram altas para este torneio - e a UEFA Women's EURO 2025 superou todas elas. Cada pergunta feita antes da partida de abertura foi respondida em alto e bom som, com orgulho e repetidamente. Agora, termina como começou - fazendo história. O rugido dos estádios lotados em combinação com os grandes momentos futebolísticos que desfrutamos nos deixará com emoções que vão muito além do apito final. Este torneio estabeleceu um novo parâmetro e permanece nossa estrela-guia para um futuro ambicioso", afirmou.
Audiência global
A audiência televisiva também alcança números expressivos. Com mais de 65 parceiros de transmissão da UEFA ao redor do mundo, fãs em mais de 165 territórios acompanham o torneio. A competição caminha para se tornar a edição mais assistida de todos os tempos, com audiência cumulativa ao vivo superior a 400 milhões e audiência total de programação ultrapassando 500 milhões.
Para a final entre Inglaterra e Espanha, a expectativa é de uma audiência global superior a 45 milhões de espectadores. Um número recorde de câmeras foi utilizado para uma EURO Feminina, incluindo 27 para a final em Basel, proporcionando às emissoras acesso a mais conteúdo ao vivo e gravado que em qualquer edição anterior.
O engajamento digital apresenta números expressivos. As plataformas do torneio registraram 20,7 milhões de interações até o momento e mais de meio bilhão de visualizações em todas as publicações. Mais de 500 mil novos seguidores foram adicionados nas redes sociais da UEFA durante a competição.
Marcos importantes foram alcançados nas plataformas digitais: 2 milhões de seguidores no Facebook, 500 mil no Instagram, 100 mil no Threads e 95 mil no canal do WhatsApp. A publicação mais popular do torneio foi um vídeo com os destaques de Ann-Katrin Berger na partida das quartas de final entre Alemanha e França no TikTok.