O futebol mundial acordou em luto com a notícia da morte do jogador português Diogo Jota e seu irmão, André Silva, em um acidente de carro ocorrido na madrugada desta quinta-feira (3 de julho) na província de Zamora, na Espanha.

Revelado nas categorias de base do modesto Paços de Ferreira, de Portugal, Diogo Jota, de 28 anos, ganhou destaque principalmente com a camisa do Porto.

Ele chegou ao gigante clube português na temporada 2016/17, emprestado pelo Atlético de Madrid, onde jamais chegou a jogar partidas oficiais.

Após apenas uma temporada no Porto, Diogo Jota foi contratado pelo Wolverhampton, da Inglaterra. E o desempenho pelo clube chamou a atenção do técnico Jurgen Klopp, que indicou sua contratação ao Liverpool.

O negócio foi fechado e Diogo Jota assinou com os Reds na temporada 2020/2021. O português rapidamente conquistou seu espaço no clube, tendo papel importante nas conquistas recentes do clube, incluindo a Premier League da temporada 2024/25. 

No mês passado, Diogo Jota também havia conquistado, pela seleção portuguesa, o segundo título da Liga das Nações da Uefa. No total, por Portugal, ele atuou em 49 partidas, tendo marcado 14 gols.

Diogo Jota havia se casado no dia 22 de junho com sua noiva, Rute Cardoso, com quem tinha três filhos, de 4 anos, 2 anos e sete meses.

André Silva, de 26 anos, irmão de Diogo Jota, também era jogador de futebol. Ele atuava pelo Penafiel, que disputa a segunda divisão do futebol português.

O veículo que os dois jogadores estavam ficou completamente destruído. Confira no vídeo abaixo: