Morreu nesta quinta-feira (26/12), aos 80 anos, Chafith Antonio Felipe Filho, conhecido no futebol mineiro por ser o idealizador da Taça BH de Futebol Júnior. Natural de Raul Soares, na Zona da Mata, ele foi diretor das categorias de base de Atlético e Cruzeiro.
Dirigente da Raposa, passou pelo clube nos anos de 1980, onde também foi conselheiro, já que era assumidamente cruzeirense. Além disso, era um profissional reconhecido, por isso, foi trabalhar no Galo na década seguinte.
Conhecido nacionalmente, o técnico Ney Franco lamentou a morte de Chafith, lembrado por viabilizar oportunidades não só a jovens jogadores, mas também treinadores. "Tenho uma dívida de gratidão eterna a ele, pois foi Chafith quem me deu a primeira oportunidade como treinador nas categorias de base do Cruzeiro", disse.
"A confiança que depositou em mim mudou minha vida e abriu portas para tudo o que conquistei no futebol. Sua capacidade de enxergar potencial nas pessoas era única, e seu apoio incondicional será sempre lembrado com carinho", completou o mineiro, atualmente no ABC de Natal.
Nas redes sociais, o Cruzeiro lamentou o falecimento. "Com relevantes serviços prestados ao clube nos anos 80, Chafith também contribuiu para o trabalho de formação de atletas com a criação da Taça BH, que por muito tempo foi uma das principais competições de base do Brasil", informou.
O Cruzeiro lamenta o falecimento de Chafith Antonio Felipe Filho, ex-diretor das categorias de base do Cruzeiro. Com relevantes serviços prestados ao clube nos anos 80, Chafith também contribuiu para o trabalho de formação de atletas com a criação da Taça BH, que por muito tempo… pic.twitter.com/aE3TNmJeuP
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) December 26, 2024
O velório acontecerá nesta sexta-feira (27/12), das 10h às 14h, no Bosque da Esperança Cemitério Parque, em Belo Horizonte, onde também haverá o sepultamento.