Narrador no Amazon Prime Video e apresentador na TV Band, Galvão Bueno não poupou críticas à seleção brasileira, que terminou as Eliminatórias para a Copa do Mundo na quinta colocação. Essa foi a pior participação do Brasil na competição desde 1996, quando passou a ser disputada neste formato, em que dez seleções se enfrentam em turno e returno, em 1996.

"Foi uma Eliminatória para se esquecer, para ser apagada da história do futebol brasileiro. Tivemos três técnicos e sofremos 17 gols. O Brasil terminou na quinta colocação, com apenas 28 pontos, mesma pontuação de Uruguai e Paraguai. Se fosse como antigamente, quando apenas quatro se classificavam direto, hoje o Brasil teria que disputar a repescagem", afirmou Galvão em vídeo divulgado nas redes sociais.

A seleção brasileira iniciou a última rodada na segunda colocação das Eliminatórias, mas acabou terminando em quinto após perder para a Bolívia por 1 a 0, na noite desta terça-feira (9/9). Para Galvão Bueno, que tem 13 Copas do Mundo narradas no currículo, o resultado não surpreendeu, já que a partida foi disputada em uma altitude de mais de 4 mil metros acima do nível do mar.

"Todos nós torcemos sempre para a seleção brasileira, mas o que aconteceu já era esperado. A seleção brasileira conseguiu jogar? Não. Não conseguiu. Já perdi as contas de quantas vezes fui para a Bolívia e sei o drama que é jogar na altitude. Muda tudo. É um absurdo jogar em um local como esse. A Conmebol e a FIFA só tomarão uma atitude quando alguém acabar morrendo", concluiu.

Com a classificação garantida, agora o Brasil foca nos amistosos preparatórios para a Copa do Mundo. No dia 10, a equipe comandada por Carlo Ancelotti vai enfrentar a Coreia do Sul. Quatro dias depois, o adversário será o Japão.