ENTENDA

O Brasileirão pode ser paralisado? Veja as últimas definições da CBF e que deve acontecer

Segue a paralisação dos confrontos com os times do Rio Grande do Sul até o dia 27 de maio

 
 
 
normal

Mesmo com mais da metade dos clubes da Série A manifestando oficialmente o desejo de que o Campeonato Brasileiro fosse paralisado, em função da tragédia no Rio Grande do Sul, as partidas seguem Brasil afora.  Ao menos até dia 27 de maio. Mas, por qual motivo? O TEMPO Sports responde a essa e outras perguntas sobre o assunto. 

De início, é preciso entender que qualquer paralisação que seja validada pela CBF só pode ser oficializada após uma reunião envolvendo os participantes do Brasileirão a partir de um Conselho Técnico. Será justamente no próximo dia 27 que vai acontecer essa reunião. Todos os clubes foram convidados para o encontro, presencial, na sede da entidade máxima do futebol. 

Até o momento, segue a paralisação apenas dos confrontos com os times do Rio Grande do Sul. Na Série A estão Internacional, Grêmio e Juventude. Na Série B não existem representantes do Estado.  

O que é preciso para paralisar o Campeonato Brasileiro?

Na reunião do dia 27 de maio, os clubes terão opção de votar pela paralisação ou não do Campeonato Brasileiro. Até o momento, 11 clubes integrantes da Liga Forte União (LFU) já se posicionaram de forma conjunta a favor da paralisação temporária do Brasileirão. Além deles, Grêmio e Atlético, que não pertencem ao grupo, mas também são favoráveis à pausa no Nacional. 


O presidente da entidade, Edinaldo Rodrigues, afirmou que aguarda a reunião do dia 27 de maio para definir sobre o assunto.“Não é tão fácil assim. Mas somos todos democráticos. Depois de colocar todos esses pontos para que eles definam, não tenho como ficar contrário (aos clubes), porque nossa gestão é democrática. Vamos mostrar o contraditório dessa paralisação, mas vamos respeitar a decisão dos clubes”, afirmou Rodrigues em entrevista ao Globo Esporte. 

O que diz o Ministério do Esporte 

O ministro do Esporte, André Fufuca, também enviou ofício ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, pedindo a paralisação do Campeonato Brasileiro de futebol. No pedido, não há uma indicação de tempo de pausa. Jogos do Brasileirão adiados para os próximos dias:

  • 19/05 - Grêmio x Bragantino (7ª rodada)
  • 19/05 - Cuiabá x Inter (7ª rodada)
  • 19/05 - Fluminense x Juventude (7ª rodada)
  • 25/05 - Inter x São Paulo (8ª rodada)
  • 26/05 - Juventude x Vitória (8ª rodada)
    a definir - Flamengo x Grêmio (8ª rodada)

Jogos da Copa do Brasil adiados para os próximos dias:

  • 22/05 - Grêmio x Operário (3ª fase Copa do Brasil - volta)
  • 22/05 - Juventude x Inter (3ª fase Copa do Brasil - volta)
Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!