Nesta sexta-feira (17), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para negar o provimento do recurso do Flamengo, que pleiteava ser reconhecido, junto com o Sport Club do Recife, Campeão Brasileiro de 1987.

O ministro Dias Toffoli, relator do processo na Segunda Turma do tribunal, manteve decisão semelhante à que ele proferiu em 2023, quando negou um recurso do rubro-negro carioca sobre o assunto.

O julgamento vai até às 23h59 (de Brasília) desta sexta. Caso queiram, os ministros podem pedir vista do processo ou até mesmo mudar o teor dos votos. Dois outros ministros acompanharam o relator. Edson Fachin e André Mendonça também discordaram do pedido do Flamengo. Gilmar Mendes e Nunes Marques ainda não votaram.

A negativa do recurso do Mengão também impacta na posse da Taça das Bolinhas, troféu que, por determinação da Confederação Brasileira de Futebol, seria entregue ao primeiro time que conquistasse o Brasileirão por cinco vezes. Se o título de 87 fosse reconhecido, o Flamengo teria a posse do troféu. Mas, diante do revés judicial, o São Paulo Futebol Clube continua sendo considerado o primeiro pentacampeão, e consequentemente, detentor da taça.