O árbitro Marcelo De Lima Henrique, da FIFA, assumiu um erro que prejudicou o Vasco e deu o título do Campeonato Carioca para o Flamengo em 2014. A revelação foi dada durante uma entrevista concedida durante o programa 'Zona Mista do Hernan', do Portal Uol, na última segunda-feira (15/7).
Segundo Marcelo, o erro, na realidade, foi cometido por um de seus assistentes que não teve a identidade revelada. O árbitro esclarece que durante aquele na partida entre Flamengo x Vasco o bandeirinha não viu o impedimento de Márcio Araújo, autor do gol, e lamentou a falha da equipe.
“Tem um (erro) que não foi meu, foi do meu assistente em um Flamengo x Vasco, final (carioca) de 2014. O assistente não deu impedimento, eu validei o gol e deu o título para o Flamengo. Ele se confundiu porque tinha um jogador legal e outro não, o que fez o gol ficar impedido. A gente fica triste porque eu respeito muito as instituições, por mais que os torcedores não acreditem, mas os jogadores e quem está no futebol e me conhece sabe que respeito muito”, assumiu Marcelo.
À época, volante rubro-negro marcou o gol de empate aos 48 minutos do segundo tempo, na final do Campeonato Carioca. O lance resultou no título do Flamengo que tinha vantagem por ter vencido a Taça Guanabara (1º turno).
De acordo com o profissional, diversos são os ataques que recebe nas redes sociais por conta da idade. No entanto, ele diz que não pretende parar de apitar profissionalmente.
"É o que eu mais ouço hoje, principalmente por ser mais ativo nas redes sociais. Me xingou, eu excluo, não me estresso. No campo eu ouvi esse ano em uma quarta de final do Campeonato Cearense. Vou preservar o cara porque ele deve ter se arrependido, apitei um jogo decisivo, o time dele perdeu a vaga, quando acabou o jogo ele me disse: 'Você tem que parar, está muito velho'", declarou.
Árbitro tem histórico de polêmicas com o Atlético
No Brasileiro de 2015, Marcelo marcou um pênalti contra o Atlético, que garantiu a vitória do Athletico-PR por 1 a 0. Na época, o ex-presidente do Galo, Alexandre Kalil, chegou a chamar Marcelo de Lima Henrique de "vagabundo e ladrão" pelas redes sociais.
Dois anos depois, no Brasileiro de 2017, Marcelo de Lima Henrique voltou a anotar outro pênalti polêmico contra o Galo, diante do Palmeiras, no Allianz Parque, cometido pelo então atacante Fred sobre o zagueiro Edu Dracena. Na ocasião, o goleiro Victor defendeu a cobrança. A partida terminou 0 a 0.
Marcelo de Lima Henrique também foi o árbitro da fatídica goleada de 6 a 1 do Cruzeiro sobre o Atlético, no Brasileiro de 2011, que evitou a queda da Raposa para a Série B.
Em 2024
Na temporada atual, Marcelo de Lima Henrique apitou a partida entre Atlético 2 a 1 São Paulo na Arena MRV. O duelo também contou com um lance polêmico após o segundo gol do Galo. De acordo com os são-paulinos nas redes sociais, a bola teria tocado na mão de Paulinho.
Outro lance que gerou debate foi o cartão amarelo e a falta marcada de Luiz Gustavo em Vargas, que gerou o gol em rebote da cobrança de falta.
Em um áudio divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o árbitro de vídeo, comandado por Rodrigo Nunes de Sá, concordou com a decisão do árbitro de campo, Marcelo de Lima Henrique (CE).
“A bola vai na barriga e desce. A inglesa (câmera) mostra que ela desce. A 8A (câmera) vai comprovar que não está tocando no braço dele. Ela toca no corpo e desce. Não houve o toque com a mão”, diz um trecho da comunicação da cabine do VAR.