O Betim Futebol foi classificado para a primeira divisão do Campeonato Mineiro, após empatar com a URT por 2 a 2 em casa, na Arena Vera Cruz, nesta quarta-feira (24). Essa é a primeira vez que o time sobe para a elite do futebol estadual.

Fundado em 2019, quando a Associação Mineira de Desenvolvimento Humano (AMDH), que mantinha um trabalho nas divisões de base, mudou seu nome para Betim Futebol, o clube já disputou quatro vezes o Módulo II, depois de ser vice-campeão da Segunda Divisão (o terceiro nível estadual) em 2019.

Em 2020, ficou em terceiro lugar no quadrangular final, em 2021 terminou em quinto na primeira fase e fora do quadrangular final e, em 2022, mais uma vez bateu na trave, ficando em terceiro. No ano passado, a história se repetiu e o time ficou, novamente, na terceira colocação.

O jogo

A partida começou com o domínio do Betim, que contou com o apoio da torcida, que compareceu em grande número na Arena Vera Cruz. O primeiro gol foi marcado nos minutos finais do primeiro tempo. O atacante Levi recebeu a bola após linda jogada do meio-campista Diego Jardel e finalizou, inaugurando o marcador.

No início do segundo tempo, a URT conseguiu empatar a partida em cobrança de pênalti. Mesmo com o empate, o Betim garantia o acesso a primeira divisão. No entanto, a equipe da região metropolitana ampliou o marcador com Diego Jardel,em jogada de contra ataque. A URT conseguiu empatar o confronto nos minutos finais do segundo tempo. 

Com o empate, o Betim garantiu a presença na elite do futebol mineiro em 2025.

Com Frederico Jota e Cledemar Duarte