Tite não é mais o treinador do Flamengo. Nesta segunda-feira, 30 de setembro, o rubro-negro carioca anunciou a demissão do treinador. Por meio de um comunicado divulgado nas redes sociais, o clube informou ainda que Filipe Luís, que estava no sub-20, assumirá interinamente a equipe.

Bicampeão da Libertadores, o ex-lateral do Flamengo fará sua estreia no comando do elenco principal na quarta-feira, 2 de outubro, diante do Corinthians, no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, no Maracanã.

"O Clube de Regatas do Flamengo informa que o técnico Tite e sua comissão técnica não comandam mais o elenco rubro-negro. A direção agradece aos profissionais e deseja sorte na continuidade de suas carreiras. Filipe Luís assume a equipe interinamente - diz o comunicado do Flamengo".

Tite no Flamengo

Tite assumiu o comando do Flamengo em outubro de 2023. O clube carioca foi o seu primeiro trabalho desde a saída da Seleção Brasileira, no final 2022. Na ocasião, o rubro-negro terminou o Brasileirão em quarto lugar e foi eliminado nas semifinais da Copa do Brasil.

No início da temporada 2024, o Flamengo do técnico Tite foi campeão carioca de forma invicta e sofreu apenas um gol.

No entanto, situação mudou a partir do meio do ano. Com desfalques por convocações e lesões, Tite não conseguiu encaixar uma boa sequência. A pressão por sua demissão aumentou, principalmente, após a eliminação do rubro-negro na Libertadores na última quinta-feira (26) para o Peñarol.

No domingo (29/9), durante a partida com o Athletico-PR, o Flamengo registrou o pior público do ano, com apenas 28 mil torcedores no Maracanã. Além disso, muitos dos presentes nas arquibancadas se dedicaram a protestos e xingamentos contra Tite e a diretoria. Nem mesmo a vitória por 1 a 0, foi suficiente para colocar um ponto final aos insultos e xingamentos contra treinador.

"Entendo as manifestações e o amor do torcedor pelo clube. Busco trazer essa maturidade aos atletas para que tenham capacidade de resistir, resiliência, de tentar como aconteceu", declarou Tite sobre as críticas após a partida contra o Athletico-PR. 

"Eu tento fazer o meu melhor, talvez não seja o técnico dos seus sonhos. Mas o trabalho e a dignidade pode ter certeza que vai ter sempre", completou.

Ao todo, o treinador comandou o Flamengo em 70 partidas, com 41 vitórias, 11 empates e 16 derrotas.