O Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em reunião na tarde desta quarta-feira (12), discutiu alguns temas que podem mudar drasticamente o regulamento do Campeonato Brasileiro, já a partir de 2027.
Três deles impactariam diretamente a competição. Um deles ainda atingiria os clubes da Série B. A ideia seria diminuir o número de rebaixados dos atuais quatro para três. Obviamente, os clubes da Segunda Divisão também seriam atingidos, já que passariam a subir somente três, ao invés de quatro. O regulamento já é usado na Premier League.
Além disso, os clubes debateram a redução do limite de estrangeiros. O número máximo cairia dos atuais nove para seis.
Ainda esteve na pauta, um possível veto aos gramados sintéticos. Vale lembrar que a Arena MRV, casa do Atlético, no momento, está fechada para troca do gramado natural pela grama artificial.
Outros temas em debate foram a utilização do sistema de bolas múltiplas, também usado no Campeonato Inglês. A ideia é posicionar 16 bolas ao redor do gramado, em cones. Os jogadores apenas as retiram do suporte.
Nas Datas Fifa, o Brasileirão segue paralisado. Os clubes que tiverem jogadores convocados poderão contar com intervalo mínimo de 48 horas entre o fim da data e o início de seus jogos.
Além disso, o Brasileirão deverá adotar o protocolo Antirracista da Fifa. Foi criado um gesto global contra o racismo – dois braços cruzados na altura dos punhos, com as mãos estendidas e os dedos esticados. Isto será feito pelos atletas para avisar aos árbitros sobre ofensas racistas.
E, para finalizar, os clubes poderão inscrever no mínimo 35 atletas no Campeonato Brasileiro até 28 de março (sexta-feira, dia anterior ao início do torneio). Todos poderão inscrever, no máximo, 50 jogadores até 12 de setembro (véspera da 23ª rodada). Ainda seria autorizada a alteração de, no máximo, oito jogadores até 3 de outubro (antes da 27ª rodada).
O Conselho Nacional de Clubes deve se reunir outras vezes para debater as possíveis mudanças.
Na quarta-feira, os dirigentes ainda elegeram uma nova composição do Conselho Nacional de Clubes. Vasco, Fortaleza, Flamengo, São Paulo e Inter são os cabeças do grupo. Já o Palmeiras entra como convidado permanente.
A CBF ainda aproveitou para apresentar seu novo Comitê Consultivo de Arbitragem. Com a saída de Wilson Seneme, a comissão será integrada por sete pessoas: Luiz Flávio de Oliveira, Marcelo Van Gasse, Fabrício Vilarinho, Luis Carlos Câmara Bezerra, Eveliny Almeida, Emerson Filipino Coelho e Rodrigo Martins Cintra, o coordenador. E ainda haverá um comitê de consultores internacionais, com o argentino Néstor Pitana, o italiano Nicola Rizolli, e Sandro Meira Ricci, que farão avaliações semanais do quadro nacional.
As informações foram divulgadas pelo GE.