O estádio Alfredo Jaconi, do Juventude, amanheceu coberto por uma camada de gelo nesta terça-feira (1). A forte frente fria que atinge a Serra Gaúcha fez a temperatura em Caxias do Sul atingir um grau negativo durante a madrugada.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
A imagem do gramado do Juventude, totalmente esbranquiçado pela geada, teve grande repercussão nas redes sociais. Esse cenário, contudo, é enfrentado por um campo que já foi elogiado como um dos melhores do Brasil - o gramado do Jaconi possui tecnologia para se adaptar tanto ao frio intenso do inverno gaúcho quanto às altas temperaturas do verão.
O clima adverso, entretanto, pode impactar os treinos do time alviverde. A comissão técnica monitora as condições do campo para ajustar as atividades programadas para a semana. A previsão, inclusive, indica que o frio persistirá na região, com possibilidade de novas geadas nas próximas madrugadas.
De acordo com sites especializados, a queda abrupta nas temperaturas deve-se a uma forte massa de ar polar: Caxias do Sul registrou mínima de -1,4°C. No total, 35 cidades do Rio Grande do Sul tiveram temperaturas abaixo de zero.
Fenômeno semelhante já ocorreu no Alfredo Jaconi

Em 2021, o Alfredo Jaconi e o Estádio Centenário, do Caxias, também amanheceram "pintados" de branco pela geada. A baixa temperatura em jogos na cidade gaúcha já é tradicional e gera brincadeiras entre torcedores de todo o Brasil.
No ano passado, por exemplo, uma neblina em Anfield fez a web dizer que o "Liverpool tá jogando no Alfredo Jaconi". Também em 2024, quando a partida Juventude x Internacional foi adiada pela pouca visibilidade na Copa do Brasil, os internautas elegeram que o "estádio é um patrimônio do futebol brasileiro".
Próximos jogos do Juventude
- Juventude x Sport: segunda-feira (14), às 20h, Alfredo Jaconi
- Cruzeiro x Juventude: domingo (20), às 16h, Mineirão
- Juventude x São Paulo: quinta-feira (24), às 19h, Alfredo Jaconi