O técnico italiano Carlo Ancelotti pousou no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, na noite desse domingo (25) e, na manhã desta segunda-feira (26), irá realizar sua primeira convocação da seleção brasileira. Essa será a primeira aparição oficial do italiano como treinador da seleção pentacampeã.

O novo comandante faz sua primeira convocação às 15h, junto de uma coletiva de imprensa. O evento marcado para amanhã será dividido em três partes: apresentação do treinador, convocação da seleção e entrevista coletiva. Toda a agenda será no Hotel Grand Hyatt, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Em sua pré-lista, estão alguns dos jogadores com quem já trabalhou: Richarlison, com quem atuou no Everton, Casemiro, que não aparece na equipe nacional desde março de 2024 e Neymar, apesar de ter acabado de voltar de lesão. 
Ancelotti estreará à frente da seleção brasileira no próximo dia 5 de junho, em Guayaquil, contra o Equador, pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo, às 20h (de Brasília). Cinco dias depois, às 21h45, o Brasil encara o Paraguai na Neo Química Arena.

O italiano também chega em um momento conturbado politicamente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O médico roraimense Samir Xaud, de 41 anos, foi eleito presidente da entidade nesse domingo. Ele substitui Ednaldo Rodrigues, com quem Ancelotti negociou o contrato para ser técnico da seleção. A eleição realizada neste domingo teve boicote de 20 clubes, que assinaram carta cobrando mudanças no processo eleitoral e criticando o poder nas mãos das federações estaduais.